GNR realiza acção de sensibilização para a diabetes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - A Guarda Nacional Republicana e a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal promovem, na sexta-feira, uma operação Stop na Rotunda do Ramalhão, Sintra, destinada a sensibilizar os condutores com diabetes a medir a glicemia antes de conduzir.

Durante a operação, que se realiza às 11:00, serão distribuídos ´kits` de informação sobre as medidas a ter em conta na presença de sintomas de hipoglicemia, assim como rastreios de glicemia aos condutores que queiram avaliar esses valores, lê-se num comunicado da GNR.

Além da GNR e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, associam-se a esta iniciativa a Prevenção Rodoviária Portuguesa, o Automóvel Clube de Portugal e algumas figuras públicas.

A iniciativa estende-se, no dia 18 de novembro, às localidades de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Faro.

Em Portugal estima-se que haja mais de meio milhão de pessoas com a diabetes diagnosticada e muitas dependem da condução a nível profissional e pessoal, tendo estas um risco ligeiramente aumentado para sofrer acidentes de viação quando não controlam os níveis de glicemia.

De acordo com estudos europeus, 32% da população com diabetes já viveu um episódio de hipoglicemia enquanto conduzia e 38% não tem um medidor de glicemia no carro, sendo que 16% dos acidentes causados por estes doentes estão relacionados com hipoglicemia.

CP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".