Dez distritos de Portugal sob aviso laranja com mau tempo a descer de norte para sul

Dez distritos de Portugal sob aviso laranja com mau tempo a descer de norte para sul
| País
Porto Canal

Dez distritos de Portugal estão sob aviso laranja devido à chuva forte durante o dia, com o mau tempo a deslocar-se de norte para sul, onde chegará durante a tarde, anunciou o IPMA.

Segundo disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal está a ser atingido por "uma massa de ar bastante quente, relativamente instável, que à sua passagem dá precipitação forte e bastante ativa, a começar pelo norte, indo gradualmente descer para sul".

Os distritos do litoral norte desde Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro Leiria e Coimbra estão sob aviso laranja devido à chuva forte e à possibilidade de fenómenos extremos de vento, que vigora até às 12:00 de hoje.

Já os distritos mais a sul, nomeadamente Beja e Faro, vão estar igualmente sob aviso laranja entre as 18:00 e as 00:00 de hoje.

Segundo a meteorologista, os restantes distritos do território nacional, assim como as ilhas açorianas dos grupos central e ocidental, estão sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, com as ondas a chegarem aos seis metros no arquipélago dos Açores, e rajadas de vento forte.

Maria João Frada adiantou ainda que o Porto foi atingido durante a madrugada por "chuva forte", um distrito "onde ocorreram 20 ml (mililitro) ou mais numa hora, assim como o distrito de Vila Real".

Segundo a meteorologista, a meio da tarde de hoje a precipitação forte irá atingir a região mais a sul do país, nomeadamente Setúbal e Beja, e depois chegará ao distrito de Faro ao final do dia.

Maria João Frade explicou ainda que durante a tarde o mau tempo irá dar tréguas à região norte, mas alertou que está previsto "um agravamento da situação ao final do dia de hoje, a prolongar-se para o dia de amanhã [sexta-feira], com aguaceiros por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada especial nos distritos do litoral a norte do cabo carvoeiro".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu quarta-feira um aviso à população, a alertar para um agravamento do estado do tempo a partir do fim do dia de hoje, que deverá prolongar-se pelas próximas 48 horas.

Em comunicado, a ANPC alertou para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte, com condições para a ocorrência de trovoada, com maior intensidade e persistência no Minho e no Douro Litoral, durante a madrugada e manhã de hoje.

Ao final do dia de hoje e até ao final da madrugada de sexta-feira, as condições meteorológicas deverão manter-se, com maior incidência ao final do dia de hoje no Algarve, lê-se no comunicado.

Quanto às temperaturas, o IPMA prevê para hoje máximas de 21 graus celsius em Faro, 20 em Leiria, 19 em Sagres, Sines, Porto, 18 em Lisboa, Coimbra e Viana do Castelo. Guarda será a cidade mais fria onde são esperados 10 graus de máxima.

Para as ilhas, na ilha da Madeira o Funchal prevê 24 graus de máxima, enquanto nos Açores, Ponta Delgada e Horta chegam aos 19, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo aos 18.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.