Legionella: Solvay está a laborar com sistema de refrigeração alternativo

Legionella: Solvay está a laborar com sistema de refrigeração alternativo
| País
Porto Canal

A Solvay, uma das três empresas do concelho de Vila Franca de Xira onde foi detetada a presença da bactéria "Legionella", mantém-se a trabalhar com recurso a um sistema de refrigeração alternativo àquele que foi desligado.

Mário Branco, porta-voz da fábrica de produtos químicos Solvay, localizada na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, explicou à agência Lusa que a unidade está laborar, tendo recorrido a um sistema de refrigeração que não aquele que foi encerrado como medida de precaução, depois de análises teremdado teste positivo de "Legionella".

“O facto de encerrar aquele grupo de refrigeração devido à natureza das análises [positivas à bactéria "Legionella"] não fez com que tivéssemos de deixar de laborar. Se tivéssemos encerrado todos os sistemas isso teria acontecido, mas só foi encerrada uma unidade”, explicou o responsável daquela empresa do distrito de Lisboa.

O último balanço feito pela Direção-Geral da Saúde (DGS), na terça-feira ao final do dia, revela que foram identificados 278 doentes infetados com "Legionella", mantendo-se as cinco vítimas mortais reportadas na segunda-feira. Em comunicado, a DGS indica que, com ligação ao surto de Vila Franca de Xira, foram reportados 45 novos casos desde segunda-feira.

A Solvay foi uma das três empresas do concelho de Vila Franca de Xira, juntamente com a ADP Fertilizantes (Adubos de Portugal) e a Central de Cervejas, cujas análises acusaram a presença da bactéria "Legionella".

Mário Branco explicou que o ambiente na fábrica é de “consternação e apreensão”, mas garantiu que a empresa tem uma prática de “bons procedimentos”, realizando “permanentemente uma desinfeção com lixivia, cloro e outro bio-dispersante para ser efetivo o combate às bactérias, incluindo a ‘Legionella’”.

“Estamos8 confiantes de que os resultados indiquem que a Solvay fez o seu trabalho e não foi responsável pela transmissão. As inspeções do [Ministério] Ambiente são frequentes. Temos uma empresa com certificado internacional que faz a manutenção. Há alguma tranquilidade”, frisou.

Também o diretor de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas, Nuno Pinto Magalhães, explicou à Lusa que a empresa está a funcionar “de acordo com as orientações das autoridades”, não adiantando se há alguma unidade que esteja encerrada, depois de os sistemas de refrigeração terem sido encerrados após a recomendação da DGS.

De acordo com o mesmo responsável, a Central de Cervejas tem um “plano de controlo regular às torres de refrigeração, mensal, do qual existem todos os registos”.

Nuno Pinto Magalhães adiantou ainda que a unidade decidiu “suspender a utilização dos balneários e fazer um tratamento de choque (limpeza e desinfestação) às torres de refrigeração, com conhecimento das autoridades e garantindo que do mesmo fossem retiradas amostras prévias”.

De entre os 570 colaboradores da Central de Cervejas, Pinto Magalhães referiu que há um trabalhador afetado “que já não tem febre e que está a recuperar bem”.

A agência Lusa tentou contatar os responsáveis pela administração e comunicação da ADP Fertilizantes, mas a informação prestada foi de que estes se encontravam em reunião.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.