Presidente da República lamenta mortes e elogia ministro da Saúde

| País
Porto Canal

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, lamentou hoje a morte de pessoas infetadas com legionella, deixando uma “palavra de solidariedade” para com os familiares das vítimas e destacando o “excelente trabalho" do ministro da Saúde.

“Não posso deixar de lamentar as mortes que ocorreram e dirigir uma palavra de solidariedade em relação às famílias”, disse.

Nesta matéria, afirmou, "nós temos que confiar que as nossas autoridades e todos os que trabalham na área sanitária estão a dar o seu melhor para conseguir apoiar, ajudar e tratar aqueles que estão afetados”.

O Presidente da República destacou que o ministro da Saúde, Paulo Macedo, está a fazer um “excelente trabalho” ao explicar aos portugueses a origem e evolução deste surto que “ultrapassa aquilo que é normal”.

O chefe de Estado falava aos jornalistas no final de uma visita ao Alentejo, com passagens pelos concelhos de Estremoz e Borba.

O surto da doença do Legionário foi detetado na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo já provocado a infeção em 233 pessoas e a morte de cinco.

A legionella encontra-se em ambientes aquáticos naturais e também em sistemas artificiais, como redes de abastecimento e distribuição de água, redes prediais de água quente e água fria, ar condicionado e sistemas de arrefecimento (torres de refrigeração, condensadores evaporativos e humidificadores) existentes em edifícios, como hotéis, termas, centros comerciais e hospitais.

Esta bactéria pode ainda existir em fontes ornamentais e tanques recreativos, como jacuzzis.

A infeção transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.