Legionella: Sobe para três número de pessoas internadas em Castelo Branco

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 10 nov (Lusa) - O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco disse à agência Lusa que hoje, às 12:00, deu entrada no Hospital Amato Lusitano (HAL), mais um doente infetado com 'legionella'.

"Entrou hoje, cerca do meio-dia, mais uma pessoa que se veio a verificar estar infetada com legionella", disse Vieira Pires à agência Lusa.

Sobe assim para três o número de casos de doentes infetados com a bactéria da 'legionella' no HAL, sendo que os outros dois deram entrada durante o fim de semana - um no sábado, o outro no domingo.

Vieira Pires explicou que se trata de três homens, com idades entre os 50 e os 69 anos, "todos da mesma zona de Vila Franca de Xira".

"Os três são casos aparentemente moderados, nenhum se encontra nos cuidados intensivos até agora", adiantou.

Segundo o responsável da ULS de Castelo Branco, os primeiros dois homens que foram internados durante o fim de semana no hospital, "encontravam-se na região para a colheita de azeitona".

Vieira Pires sublinhou ainda que não existe caso para alarme.

"O principal é que, caso as pessoas sintam sintomas, devem dirigir-se às urgências, mas só no caso de terem estado na zona de Vila Franca de Xira", concluiu.

O diretor-geral de Saúde, Francisco George, revelou hoje que foram identificados casos de Doença do Legionário em várias regiões do país, como Castelo Branco, Barreiro e Porto, todos eles com "ligações claras" a Vila Franca de Xira.

De acordo com Francisco George, estes casos têm todos ligações "temporais e espaciais" a Vila Franca de Xira, região onde foi identificado um surto causado pela bactéria 'legionella', que provoca pneumonias graves e pode ser mortal.

No início da noite de domingo, Francisco George revelou que o surto de 'legionella' já causou 160 infeções e fez quatro mortes.

Francisco George admitiu à Lusa que, além de Castelo Branco, Barreiro e Porto, existem outras cidades com casos de pessoas com esta doença.

Às 17:00, a Direção Geral da Saúde (DGS) vai atualizar os dados sobre a doença em Portugal, disponibilizando a informação no site deste organismo.

CAYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.