Legionella: As principais torres de refrigeração vão ser encerradas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 nov (Lusa) -- O ministro da Saúde anunciou hoje que serão encerradas ainda esta noite as "principais torres de refrigeração" de empresas na área afetada pelo surto de 'legionella', em Vila Franca de Xira, enquanto estão a ser avaliadas casas particulares.

O governante disse que estão a ser feitos "todos estes esforços, por um lado, tendo em vista suspender potenciais focos da doença e, por outro lado, identificar a origem da doença".

"Foram feitas entre ontem [sábado] e hoje várias vistorias pela autoridade de saúde em centros comerciais e hotéis, tendo em vista analisar diversos pontos potenciais de foco da 'legionella'", bactéria responsável por uma pneumonia grave, anunciou o governante, no final de uma reunião de emergência de quase cinco horas para avaliar o surto.

Paulo Macedo adiantou que a Direção Geral da Saúde e o ministério do Ambiente recomendaram a suspensão das "atividades das principais torres de refrigeração naquela área para limpeza e novas mensurações em termos da sua atividade".

"Esse encerramento nas torres de refrigeração está a ser desencadeado agora", disse o ministro, que falava aos jornalistas pouco depois das 20:00 de hoje.

Paulo Macedo referiu ainda que, ao início da noite, quatro equipas da inspeção do Ordenamento "estão junto de empresas, também noutras áreas".

Por outro lado, acrescentou que as autoridades estão a fazer avaliações "junto de algumas casas dos moradores", dado registar-se "uma concentração [de casos] em algumas ruas" do concelho de Vila Franca de Xira.

A legionella já causou 160 infeções e quatro mortes confirmadas, principalmente na região de Vila Franca de Xira.

JH/FC // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.