Alfândega da Fé e Carregal do Sal lideram Índice de Transparência Municipal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 nov (Lusa) -- Alfândega da Fé, Carregal do Sal, Torres Novas, Porto de Mós e Mirandela foram os municípios que este ano obtiveram melhor classificação no Índice de Transparência Municipal hoje divulgado.

O Índice de Transparência Municipal, divulgado pela primeira vez no ano passado, analisa a divulgação de informação pelos municípios através da análise de 76 parâmetros presentes em 'websites' de Câmaras Municipais.

De acordo com Nuno Cruz, investigador e membro da Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), este ano verificou-se uma melhoria em relação ao ano passado e "pela primeira vez, existem dois municípios acima do nível bom", no caso Alfandega da Fé e Carregal do Sal. No outro lado da tabela estão os municípios de Belmonte, São Roque do Pico, Miranda do Douro, Vila do Conde e o Crato.

Na lista dos 308 municípios, 119 obtiveram classificação aceitável ou boa, tendo os restantes obtido uma classificação insuficiente.

O Porto ocupa o lugar 28 no ranking (foi 26.º no ano passado), Lisboa está em 113.º (115.º em 2013), Cascais em 31.º (21.º em 2013) e Vila Nova de Gaia em 86.º (194.º em 2013).

Em relação aos grupos de temas analisados, obtiveram piores resultados do que no ano passado, em termos gerais de transparência, a divulgação de informações sobre "impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos", a "contratação pública" e a "transparência económico-financeira".

Para este ranking, a TIAC considerou como "aceitável" os 'websites' de municípios que disponibilizam entre 25 a 50% de informação considerada determinante e menos de 25% da informação considerada importante.

RCS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Mário Machado condenado a prisão efetiva por incitar violência contra mulheres de esquerda

O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

Já é conhecida a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do Euromilhões desta terça-feira.