Associação Colher para Semear propõe cinema sobre agricultura e ruralidade

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 nov (Lusa) - Sete documentários sobre ruralidade e práticas agrícolas serão exibidos, entre sexta-feira e domingo, em Idanha-a-Nova no ciclo "Cinema com Terra", organizado pela Associação Colher Para Semear, foi hoje anunciado.

A associação propõe sete filmes que "debatem diversos e importantes aspectos da agricultura e da ruralidade no mundo contemporâneo", como "Abelhas e homens", do realizador suíço Markus Inhoof, sobre o desaparecimento de colónias de abelhas ao longo da última década e meia, e "Pierre Rabhi, em nome da terra", de Marie-Monique Dhelsing, sobre aquele agricultor e escritor francês, considerado pioneiro da agroecologia.

O ciclo incluirá ainda "O pão", curta-metragem de Luís Vintém sobre Manuel Maneira, um homem que trocou a enfermagem pela agricultura e pela arte de preparar e cozer o pão, e "Dióspiros vermelhos", de Shinsuke Ogawa, sobre a colheita, descasque, secagem e venda de uma variedade de dióspiros numa aldeia do norte rural do Japão.

"Cinema com terra" abrirá com "Pão que o diabo amassou", documentário do realizador luso-francês José Vieira, rodado entre 2010 e 2011 em Adsamo, uma aldeia da Beira Alta.

O ciclo de cinema acontecerá no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, concelho onde a Associação Colher Para Semear tem estado a fazer um levantamento de plantas cultivares, tal como já fez noutras localidades.

Este levantamento culminará na iniciativa "Ao Encontro da Semente", que acontecerá de 05 a 07 de dezembro na aldeia de Monsanto.

A Associação Colher para Semear tem vindo a fazer um levantamento de diversas sementes tradicionais para contrariar a perda de bidiversidade agrícola e evitar que algumas variedades desapareçam por completo.

Um dos objetivos da associação é "formar e incentivar os agricultores para a recolha anual das suas próprias sementes, assim como estimular a sua troca, assegurando-lhes uma independência e autonomia em termos de sementeiras".

SS/(FYP) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".