Vídeo-exposição "7 mil milhões de Outros" sobre diversidade humana em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 nov (Lusa) - A vídeo-exposição "7 mil milhões de Outros", com depoimentos de pessoas de 84 países, incluindo Portugal, sobre questões relacionadas com a felicidade, medos e sonhos, abre ao público no sábado, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

De acordo com a organização, esta exposição, que ali ficará patente até 08 de fevereiro de 2015, resulta de uma coprodução entre a Fundação EDP e o Projeto Memória, da Fundação GoodPlanet, criada para promover o debate público sobre as questões ambientais.

O projeto surgiu há cerca de dez anos, quando o fotógrafo e jornalista francês Yann Arthus-Bertrand, mentor da Fundação Goodplanet, teve a ideia de fazer um retrato expressivo e abrangente dos habitantes da terra.

Depois de lançado o projeto, uma equipa de jornalistas e os realizadores Sybille d'Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire percorreram o mundo durante sete anos, para captar imagens e recolher cerca de 6.000 depoimentos de pessoas com profissões diferentes.

Um pescador brasileiro, um lojista chinês, uma artista alemã e um agricultor afegão, entre milhares de outras pessoas, responderam às mesmas 45 perguntas sobre temas tão variados como o sentido da vida, sonhos e renúncias, medos, felicidade e o amor.

Os testemunhos e imagens foram reunidos numa vídeo-exposição que tem como objetivo combater estereótipos e promover a reflexão, a solidariedade e a tolerância.

"7 mil milhões de Outros" foi apresentada pela primeira vez em França, no Grand Palais, em Paris, em 2009, tendo-se seguido mostras noutras cidades.

Em Lisboa, de acordo com a organização, haverá um vídeo específico sobre o olhar de portugueses e estrangeiros sobre "o que é ser português", numa altura em que a crise económica levou o país a repensar valores e estilos de vida.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.