Protecção Civil alerta para perigo de inundações e queda de árvores devido a mau tempo

| País
Porto Canal

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações, nomeadamente nas zonas históricas, de criação de lençóis de água nas estradas e de queda de árvores e ramos na sequência do mau tempo previsto.

O alerta é destinado sobretudo às zonas do litoral norte e centro, mas alarga-se a todo o país, devido às previsões de chuva persistente e por vezes forte desde o início da tarde de hoje e até ao final do dia.

Além disso, lembra a Proteção Civil em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera previu também vento forte com rajadas no litoral e nas terras altas do norte e do centro e agitação marítima na costa ocidental.

Face ao mau tempo esperado, a Proteção Civil avisa que poderão ocorrer "dificuldades de drenagem em sistemas urbanos", sobretudo durante a preia-mar, o que poderá provocar inundações.

Os locais mais vulneráveis são as zonas históricas, acrescenta a entidade.

Para as cidades, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para possíveis "cheias rápidas por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem" e para a "possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água" nas zonas históricas.

Além disso, os condutores também poderão encontrar o "piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água" e danos causados "em estruturas montadas ou suspensas".

O vento forte e com rajadas também poderá causar queda de ramos ou árvores, refere.

O instituto meteorológico previu colocou hoje sete distritos do norte do país em alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a chuva forte e persistente.

Os distritos em causa são Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, estando acionado o aviso para uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado" até à meia-noite.

Em alerta amarelo estão os restantes 11 distritos de Portugal continental devido a previsão de rajadas de vento na ordem dos 80 km/hora, em especial no litoral, e de 95 Km/horas nas terras altas, até ao final do dia, além da agitação marítima prever ondas de quatro a cinco metros.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.