Prémio Branquinho da Fonseca distingue ex-aequo duas obras para a infância

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - O Prémio Branquinho da Fonseca 2013 distinguiu, ex-aequo, as obras "O Primeiro País da Manhã", de Ricardo Gonçalves Dias, com ilustrações de Marta Madureira, e "O cotão Simão", de Ana Rita Faustino, ilustrada por Aurélie de Sousa.

"Os dois trabalhos acabaram ex-aequo e foram escolhidos de um conjunto de 16 obras candidatas na modalidade de literatura para a infância", afirma a Fundação Calouste Gulbenkian, em comunicado hoje divulgado.

O júri deliberou, ainda, distinguir com uma Menção Honrosa a obra "O Vulcão Sopão", da autoria de Elisabete Catarino, pelo "caráter didático e formativo da obra e pela sua atualidade temática".

O galardão é entregue na próxima terça-feira, às 18:30, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian 2013, na categoria de literatura para a infância, tem o valor pecuniário de 10.000 euros, que será dividido pelos vencedores.

No que diz respeito à modalidade Juvenil, "o júri decidiu não atribuir o Prémio, por considerar que, dos originais apresentados, nenhum atingiu o grau de exigência que se impôs desde que o Prémio foi instituído", segundo a mesma fonte.

O júri foi constituído pelos escritores Ana Maria Magalhães, Rita Taborda Duarte e José António Gomes, Fernando Madrinha, representante do jornal Expresso, e Maria Helena Melim Borges, representante da Fundação.

O Prémio Branquinho da Fonseca foi atribuído pela primeira vez em 2001, e tem como objetivo incentivar o aparecimento de jovens escritores, entre os 15 e os 30 anos, de literatura infantil e juvenil, segundo informação da Fundação Calouste Gulbenkian.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.