Vasco Ribeiro campeão mundial de surf de juniores

| Desporto
Porto Canal

O português Vasco Ribeiro conquistou hoje o título mundial de surf de juniores, na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, sucedendo ao brasileiro Gabriel Medina, depois de se ter sagrado campeão europeu da categoria este ano.

Na final do Campeonato Mundial, o surfista de Cascais, campeão nacional em 2011, 2012 e 2014, impôs-se a Italo Ferreira, ao conquistar 18,63 pontos (9 e 9,63) nas suas duas melhores ondas, contra os 12,77 (6,17 e 6) do brasileiro.

Vasco Ribeiro, de 19 anos, sucede no historial de vencedores da competição a Gabriel Medina, atual líder do circuito mundial.

Nas meias-finais, Vasco Ribeiro bateu outro brasileiro, Deivid Silva, ao totalizar 15,34 pontos (6,67 e 8,67), a última das quais mesmo perto do fim do "heat". O adversário conseguiu 13,83 pontos (6,00 e 7,83).

Na primeira meia-final, Italo Ferreira impediu uma final cem por cento portuguesa, ao bater Tomás Fernandes, cujos 16,50 pontos (9,17 e 7,33) foram insuficientes para seguir em frente, já que o brasileiro, na última onda da bateria, fez 7,93 e juntou-os 8,87 de uma onda precedente, para totalizar 18,80.

Numa manhã preenchida, Vasco Ribeiro disputou antes os "heats" da quarta ronda e dos quartos de final, vencendo consecutivamente o havaiano Joshua Moniz e o japonês Takumi Yasui.

O título hoje alcançado acontece sensivelmente um mês depois de o surfista de Cascais ter garantido a vitória no circuito Pro Júnior Europeu.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

Saco Azul: Ministério Público quer Benfica julgado por fraude de milhões

O Ministério Público (MP) quer que a SAD do Benfica, a Benfica Estádio, também o antigo presidente Luís Filipe Vieira e os elementos da anterior administração, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, bem como José Bernardes sejam julgados no processo Saco Azul, que visa o Benfica desde 2018.

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.