CDU/Porto propõe plano pormenor que viabilize execução da Via Nun'Álvares

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jul (Lusa) -- A Via Nun'Álvares, prevista desde os anos 90, volta a ser discutida na próxima reunião de Câmara do Porto, com a CDU a propor a elaboração de um plano pormenor que viabilize a sua execução.

A proposta dos comunistas, facultada hoje à Lusa, lembra que em março de 2008, e por deliberação da Câmara do Porto, foi aprovada a delimitação da Unidade Operativa de Gestão e Planeamento (UOPG) da Avenida Nun'Álvares, após o que, em 2010, foi aberto um concurso público "com vista à elaboração dos correspondentes projetos de loteamento e obras de urbanização".

O projeto (que visa ligar a Praça do Império à Avenida da Boavista) envolvia então uma área global de 342 mil metros quadrados nas freguesias de Nevogilde e Foz, dos quais 293 mil se destinavam a construção, 20 mil a equipamentos e 29 mil a espaços verdes de utilização pública.

"No âmbito deste concurso, foram elaborados os referidos projetos que consagram uma solução já apresentada a todos os proprietários, tanto no que respeita ao desenho urbano como à forma de repartição dos concretos direitos construtivos de cada um", explica a proposta da CDU.

Acrescenta, porém, que "com o desenvolvimento da proposta, e a evolução das condições financeiras do país por todos conhecida, constatou-se que a efetiva adesão aos encargos da operação se tornou impossível".

"Encontramo-nos, assim, no presente momento, numa fase em que a solução urbanística para a UOPG1 está desenvolvida, mas em que a sua execução, nos moldes que vinham definidos, se encontra inviabilizada pela conjuntura económica, que impede que possam ser assumidos todos os encargos da operação", salienta.

Assim, a CDU considera necessário ponderar uma "via alternativa" que "garanta a estabilização, já alcançada, quanto ao modelo de ocupação territorial desta área da cidade, vinculando o município e os privados à solução desenvolvida e, por outro lado, introduza maior flexibilidade na execução".

Para os comunistas essa a alternativa passa pela "adoção de um plano pormenor" a ser elaborado num "prazo máximo de 12 meses" que revogue a delimitação da Unidade Operativa de Gestão e Planeamento (UOPG) da Avenida Nun'Álvares, aprovada em 2008.

LIL/(AYM/JAM/FR/ACG/JF) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.