Confusão escolar continua: 300 horários ainda estão por atribuir nas escolas

| Política
Porto Canal

O Ministério da Educação e Ciência divulgou hoje que faltam colocar 128 (9%) do total de 1.310 horários completos disponibilizados através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

Em comunicado, o ministério de Nuno Crato referiu que "128 horários completos encontram-se em processo de seleção e recrutamento pelas escolas", a que corresponde aquela percentagem de horários completos.

Na nota, o ministério salientou que, "até às 14:30 de hoje, tinham sido preenchidos 1.086 horários completos e 96 estavam em processo de aceitação por parte dos candidatos selecionados", o que totaliza 1.182 horários completos (não significa que sejam professores).

No balanço realizado hoje, depois de adiada a apresentação dos dados na sexta-feira, as estatísticas de horários incompletos revelam que "estão preenchidos 901 horários e 89 encontram-se em processo de aceitação por parte dos candidatos".

"Há ainda 160 horários incompletos em processo de seleção pelos diretores das escolas. Estes equivalem a um número bastante mais reduzido de horários completos, uma vez que os horários incompletos variam entre o horário mínimo de uma turma e as 21 horas", notou o ministério.

A BCE tem a finalidade de preencher as necessidades temporárias de professores em escolas com contratos de autonomia ou TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.