Floresta e Outono ajudam a potenciar concelho de Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 out (Lusa) -- A Câmara de Vila Real anunciou hoje as iniciativas "Mostra da floresta" e "Outono à mesa", a realizar em novembro para potenciar o setor florestal aliado à gastronomia, com destaque para os cogumelos, castanha ou a caça.

O presidente da autarquia, Rui Santos, salientou que o objetivo das iniciativas é "potenciar o melhor" que o município tem.

A "Mostra da floresta" e "Outono à mesa" são duas iniciativas inseridas nas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, que decorrem este ano, e querem contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Assim, entre 07 e 09 de novembro decorre a "Mostra da floresta", que inclui a realização de um "mega magusto", na praça do município, com castanha produzida no vale da Campeã, no concelho de Vila Real, e a tradicional água-pé.

Depois há ainda lugar para uma montaria ao javali, iniciativa que visa potenciar a caça neste território, e que vai acabar com um leilão dos animais abatidos e o "javali no pote" para quem quiser provar.

Decorre ainda o primeiro "Encontro Micológico" do concelho, promovido pela recém-criada cooperativa Rupestris, sediada na incubadora de empresas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, um evento que inclui saídas de campo para identificação de cogumelos silvestres e um jantar temático.

Neste fim de semana realiza-se também uma exposição sobre a fileira, onde marcarão presença organização ligadas à floresta, como a UTAD que possui uma licenciatura em engenharia florestal, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da GNR de Vila Real.

Este é ainda o primeiro fim de semana para o "Outono à mesa", um festival de gastronomia que se vai repetir ao longo de novembro nos restaurantes aderentes.

Os restaurantes prepararam pratos onde destacam produtos da floresta, como as castanhas e os cogumelos silvestres. As ementas custam 10 euros.

Celeste Gonçalves, representante local da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT), referiu que este evento pretende atrair mais visitantes a Vila Real e clientes aos restaurantes locais que, nesta altura, sentem "um grande decréscimo".

O "Outono à mesa" inclui, depois ao longo do mês, a realização do segundo festival "Reca d'Aleu", um prato que alia a carne de porco a outros produtos da região, como as castanhas, os cogumelos, a batata, os grelos e a maçã, e ainda o festival "Tripas aos molhos", um prato que é também exclusivo de Vila Real.

No final do mês, alguns dos restaurantes aderentes irão marcar presença na Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG), promovida pela Associação Empresarial Nervir.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.