"Governo não foi forçado a fazer alterações" - Ministra das Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 out (Lusa) - A ministra de Estado e das Finanças negou hoje que o Governo tenha sido "forçado a fazer alterações" à proposta de reforma do IRS, e considerou que houve informação dada com base numa versão preliminar do diploma.

"O Governo não foi forçado a fazer alterações ao IRS", declarou Maria Luís Albuquerque, em resposta à comunicação social, na Assembleia da República, onde esteve a participar nas jornadas parlamentares da maioria PSD/CDS-PP.

"Aquilo em que os senhores jornalistas, aparentemente, se basearam foi na primeira versão para discussão e não naquela que resultou do pós-discussão", acrescentou a ministra.

No mesmo sentido, o ministro da Presidência, alegou, na quinta-feira, que as críticas à proposta de reforma do IRS foram "todas feitas com base num documento que não era o documento final que foi aprovado no Conselho de Ministros".

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes referiu, contudo, que, desde a aprovação da proposta de lei, na semana passada, "houve mais do que uma alteração" ao diploma - escusando-se a adiantar quais.

Questionado se a proposta de reforma do IRS já continha a chamada "cláusula de tratamento mais favorável ao contribuinte" quando foi apresentada, na quinta-feira passada, o ministro não quis esclarecer "qual foi o momento em que o Governo decidiu que deveria haver uma cláusula de tratamento mais favorável".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.