Procuradora Geral da República valoriza especialização no combate à corrupção

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 24 out (Lusa) - A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, sublinhou hoje em Coimbra a importância da especialização dos magistrados do Ministério Público para o combate à criminalidade financeira e corrupção.

Joana Marques Vidal sublinhou que não se consegue combater a corrupção e a criminalidade financeira complexa "se não houver especialização dos magistrados", considerando que a especialização "potencia vantagens" nesse mesmo combate.

Também se podem observar ganhos com a especialização na investigação em torno da violência doméstica, frisou, considerando que é possível "melhorar a resposta" do Ministério Público com secções especializadas.

Esse processo acaba por ser importante para "a recolha das provas", "facilita a relação com a polícia" e permite uma "melhor investigação", salientou.

Nesse sentido, o Ministério Público, ao ter magistrados especializados, "passa a ter um rosto" e facilita o acesso da vítima a este órgão judicial, mas também a todas as entidades que "trabalham no apoio à vítima".

Apesar de necessária e importante a especialização dos magistrados, "não se pode esquecer uma visão integrada", referiu Joana Marques Vidal, que prestava declarações à comunicação social à margem da 7.ª Bienal de Jurisprudência, promovida pelo Centro de Direito da Família, juntamente com o Centro de Estudos Judiciários e a Ordem dos Advogados.

"Não se pode aprofundar o particular e perder de vista o todo", frisou.

Joana Marques Vidal observou também que, apesar de hoje "haver um desenvolvimento maior do que há alguns anos" no que toca ao direito da família e dos menores, continua a ver-se "pouca reflexão doutrinária e científica" em torno do tema.

A procurador-geral da República recusou-se ainda a prestar quaisquer declarações à comunicação social sobre os problemas que se observam na plataforma informática Citius.

JYGA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.