Cuidados paliativos domiciliários alargados no Nordeste Transmontano

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 23 out (Lusa) - Os doentes e famílias dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, vão contar, no próximo ano, com um novo apoio de uma unidade de cuidados paliativos que vai deslocar-se ao domicílio, anunciaram hoje os responsáveis

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste divulgou que vai alargar a mais três concelhos os cuidados que até agora são prestados apenas na zona do Planalto Mirandês em toda a área de abrangência correspondente aos 12 concelhos do distrito de Bragança.

Aquela entidade informa ainda, em comunicado, que "o caráter inovador" desta iniciativa para criação de Unidades Domiciliárias de Cuidados Paliativos venceu o concurso promovido pelo Programa "Inovar em Saúde", da Fundação Calouste Gulbenkian, "o que lhe garante um financiamento de 250.000 euros, a atribuir em três anos".

Os cuidados serão prestados por médicos, enfermeiros, assistente social, terapeuta ocupacional e psicólogo, a partir de 2015, e consistem, de acordo com a instituição no "apoio no domicílio a doentes com patologias crónicas e incuráveis, às suas famílias, atenuando o sofrimento nas fases avançadas da doença e possibilitando simultaneamente que os doentes permaneçam o maior tempo possível nos seus domicílios".

A nova unidade estará integrada nos restantes serviços de Cuidados Paliativos já existentes na ULS Nordeste, nomeadamente a Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Macedo de Cavaleiros, Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos nas três unidades hospitalares da região (Bragança, Macedo e Mirandela) e a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos -- "Planalto Mirandês", que abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Com a segunda unidade prometida para 2015, metade dos concelhos do Nordeste Transmontano ficarão servidos com cuidados paliativos domiciliários.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.