Autarca de Baião alerta primeiro-ministro para bloqueios administrativos

| Política
Porto Canal / Agências

Baião, 22 out (Lusa) - O presidente da Câmara de Baião enviou uma carta ao primeiro-ministro a alertar para os bloqueios administrativos impostos pelo Estado que dificultam projetos das autarquias, como a produção de biodiesel naquele concelho.

Segundo José Luís Carneiro (PS), "a densa complexidade processual" impede a concretização de projetos que poderiam reduzir custos, criar postos de trabalho e trazer outros benefícios, nomeadamente ao nível ambiental.

Na carta dirigida a Passos Coelho e aos ministros do Ambiente, Finanças e Economia, o edil socialista explica que o projeto da autarquia destinado à produção de biocombustíveis, para uso exclusivo dos serviços do município, está suspenso há vários anos por falta de aprovação estatal.

"O processo formal de candidatura a pequeno produtor dedicado está elaborado e pronto para ser apresentado à Direção-Geral de Energia e Geologia. A unidade está pronta a iniciar a sua produção, mas continuam a ser requeridas licenças a entidades públicas que não sabem como responder a esta iniciativa de cariz autárquico, nem onde a enquadrar", escreve José Luís Carneiro.

O município deseja avançar para a produção de biocombustíveis, depois de um primeiro projeto, assumido em 2009 por uma empresa, ter cessado atividade em 2010.

Desde aquele ano, a autarquia de Baião tem tentado retomar o projeto, alegando possuir meios e conhecimento técnico para a produção de biocombustíveis.

O problema, reclama José Luís Carneiro, está na legislação que não permite que seja iniciada a produção, porque "a complexidade processual choca com as competências autárquicas".

Na carta, José Luís Carneiro apela ao chefe do Governo no sentido da "simplificação legislativa" e "desburocratização administrativa" que permitam concretizar "soluções racionais, práticas e razoáveis que defendam o emprego, promovam o trabalho e o ambiente, num esforço transversal benéfico para todos".

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro projeta PSD “ainda mais forte, unido e coeso” após 50 anos do partido

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou que o seu partido “moldou indelevelmente o rumo do regime democrático” e indicou que nos próximos anos poderá tornar-se “ainda mais forte, unido e coeso”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".