Companhia Maior estreia peça de Tim Etchells sobre partilha de lições de vida

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 out (Lusa) - A Companhia Maior vai estrear na sexta-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), uma peça inédita da autoria do britânico Tim Etchells, Artista na Cidade 2014, sobre a partilha de experiências e lições de vida.

Tim Etchells criou um texto a pensar nesta companhia residente do CCB, criada em 2010, composta por artistas com mais de 60 anos, vindos de diversas áreas artísticas, da dança, ao teatro e à música.

O trabalho inédito de Tim Etchells, que a Companhia Maior vai estrear na sexta-feira, intitula-se "O Melhor e o Mais Rápido, o Pior e o Mais Triste, o Mais Longo, o Mais Complexo, o Mais Difícil e o Mais Divertido" ("The Best Fastest Worst Saddest Longest Most Complex Hardest Funniest", no original).

A peça - encenada por Jorge Andrade, diretor artístico da Companhia Mala Voadora, coprodutora do espetáculo com o CCB e a Companhia Maior - estará em palco entre sexta-feira e dia 27 de outubro, às 21:00, com uma apresentação no dia 26, às 16:00.

Num texto sobre a peça, Tim Etchells explica que, quando escreveu o novo trabalho para a Companhia Maior, pensou na experiência de vida, "no tipo de escolhas, juízos e preferências que vamos acumulando ao longo de anos".

A peça aborda essas escolhas e a forma como as pessoas as hierarquizam e partilham com os outros.

Tim Etchells afirma ainda que a possibilidade de trabalhar com a Companhia Maior foi "bastante valiosa, não só pelo prazer de escrever algo para um grupo tão talentoso e dedicado, mas também porque trouxe a oportunidade de trabalhar com os atores e intérpretes mais velhos, num tema que os poderia levar mais além do que o terreno da autobiografia e a da memória".

O território da peça desloca-se do âmbito mundano das receitas, da vida doméstica, da manutenção do carro, para os reinos mais abstratos e filosóficos do romance, da moralidade, da mortalidade, do otimismo e do pessimismo.

A Bienal Artista na Cidade, dedicada à obra deste artista britânico, teve início em janeiro e prolonga-se até novembro, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e organizada pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

Os espetáculos têm sido apresentados em parceria com oito entidades culturais da capital: o Alkantara Festival, o British Council, o Carpe Diem Arte e Pesquisa, o Centro Cultural de Belém (CCB), a Culturgest, o Teatro Maria Matos, o Teatro São Luiz e o Temps d'Images.

Tim Etchells foi escolhido para apresentar o seu trabalho na Bienal, este ano, depois de a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker ter recebido o mesmo convite em 2012.

O artista britânico, nascido em Sheffield, no Reino Unido, em 1962, tem vindo a apresentar em Portugal - sobretudo em Lisboa, mas também no Porto, desde os anos 1990 - cerca de uma dezena de trabalhos.

Espetáculos como "Tomorrow´s Parties" ("As Festas de Amanhã"), "The Coming Storm" ("A Tempestade que aí Vem") - que se estreou em Portugal -, e "And on the Thousand Night.." ("E à Milésima Noite..."), já foram apresentados este ano em Lisboa no âmbito da programação da bienal.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".