Câmara de Leiria defende separador no troço do IC2 que atravessa o concelho

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 20 out (Lusa) -- O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, defendeu hoje a instalação de um separador central no troço do itinerário complementar 2 (IC2) na travessia norte do concelho, onde em menos de 15 dias morreram duas pessoas.

A Estradas de Portugal (EP), responsável pela via, fez saber que não está prevista a introdução de qualquer separador físico, justificando a decisão com as características da via.

"Tanto quanto sabemos, o projeto está a ser desenvolvido para eliminar os chamados pontos negros e o que pretendemos e já sugerimos à Estradas de Portugal é que houvesse um separador ao longo do IC2 na travessia do concelho para norte", disse à agência Lusa Raul Castro, referindo que, quando terminaram as obras de reabilitação da via na zona da cidade, o município sensibilizou a empresa a continuar os trabalhos até ao Barracão.

Segundo o autarca, essa situação tem sido abordada desde há três anos com a EP que, "inicialmente, tinha projetado uma reabilitação do IC2 até Coimbra", mas "por razões orçamentais" não houve continuidade.

"Já são tantos os acidentes que tem havido que não sei o que é que será preciso acontecer mais para que se tomem medidas", continuou o responsável.

Para Raul Castro, a questão das regras orçamentais não pode servir de desculpa quando "há dinheiro para outras intervenções noutras vias", considerando não se poder omitir a necessidade de resolução dos "pontos negros desta travessia".

Um ponto negro é um lanço de estrada com o máximo de 200 metros de extensão, no qual se registou, pelo menos, cinco acidentes com vítimas, no ano em análise e cuja soma de indicadores de gravidade é superior a 20.

Em 2013, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária identificou em Leiria dois pontos negros no IC2, antiga estrada nacional 1, na zona dos cruzamentos sul e norte da Boa Vista.

Em menos de duas semanas, morreram duas pessoas no troço do IC2 que atravessa Leiria. O primeiro acidente, no dia 06, vitimou uma estudante, na Boa Vista, e na sexta-feira uma lojista morreu naquela via, em Marrazes.

Os acidentes, que estão a ser investigados pela GNR, terão ocorrido quando viaturas entraram em despiste e colidiram com veículos que circulavam na faixa contrária, informou fonte desta polícia.

À agência Lusa, a Estradas de Portugal esclareceu que "está a desenvolver um projeto de intervenção, que engloba igualmente trabalhos ao nível de segurança rodoviária, no IC2 entre Leiria e Coimbra", adiantando que, "dadas as condicionantes decorrentes das características do traçado e da elevada ocupação marginal nesta zona do IC2, não está prevista a introdução de qualquer separador físico".

"Salientamos também que a EP está a desenvolver este projeto com o conhecimento e em total articulação com as autarquias", acrescentou a empresa.

Na sequência do último acidente, corre na Internet uma petição pública, dirigida à presidente da Assembleia da República, na qual os subscritores pedem separadores no IC2, "desde a A19 em Leiria, até à localidade do Barracão", realçando que são cerca de 15 quilómetros "onde acontecem frequentemente acidentes com fatalidades".

"Temos o direito e o dever de ser prudentes, mas exigimos também mais e melhor segurança nas nossas estradas", lê-se na petição.

Já no Facebook, está a ser convocado, para domingo, um "corte pacífico" do IC2, nos locais onde ocorreram aqueles dois acidentes.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.