Vinte e três exemplares de obras integrais fotocopiadas apreendidas na Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 20 out (Lusa) - A Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) anunciou hoje a apreensão de 23 exemplares de obras integrais fotocopiadas durante uma operação de fiscalização realizada no distrito da Guarda, na área da reprografia.

Em comunicado, a IGAC refere que na sexta-feira e no sábado realizou uma ação de fiscalização na área da reprografia e outra conjunta com a PSP a vários estabelecimentos de diversão noturna do concelho da Guarda, onde decorriam espetáculos de natureza artística, execução pública de obras musicais e utilização pública de videojogos.

Na área da reprografia, a IGAC apreendeu 23 exemplares de obras integrais fotocopiadas "que apresentavam indícios de configurarem reproduções ilícitas de edições originais de vários editores nacionais e estrangeiros, destinadas a comercialização".

"As obras em causa correspondiam a cópias não autorizadas de obras didático-científicas (integrais ou parciais)", indica a fonte.

Na área da música, foram detetadas várias infrações e foi apreendido equipamento informático, "onde estava fixado um número superior a 1.500 ficheiros com obras musicais para execução pública, sem autorização dos titulares dos direitos de autor e direitos conexos", acrescenta.

Quanto à utilização pública de videojogos, a IGAC revela que apreendeu três máquinas, com cerca de 60 videojogos instalados e não licenciados para utilização pública.

Os videojogos correspondiam a obras não autorizadas pelos titulares dos direitos de autor e direitos conexos, esclarece o comunicado.

Segundo a IGAC, todas as infrações deram lugar às correspondentes participações ao Ministério Público, por indícios da prática de crime de usurpação ou aproveitamento de obra usurpada.

Durante a fiscalização realizada na área da Guarda, foram ainda levantados diversos autos de contraordenação por falta de registo de promotor de espetáculos de natureza artística e de comprovativo de autorização para a realização de espetáculos, cuja emissão pela IGAC é obrigatória.

Estas atividades inspetivas enquadram-se num conjunto mais vasto de ações da IGAC, sendo parte significativa articulada com diversas entidades e/ou forças policiais, nomeadamente a GNR e a PSP, no âmbito do combate às violações do Direito de Autor e Direitos Conexos.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.