Madeira, Açores e Faro sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 out (Lusa) -- A Madeira, os Açores e o distrito de Faro estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a Madeira está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros ou períodos de chuva por vezes forte e acompanhados de trovoada (até às 12:00) e vento forte com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros/hora até às 18:00 de hoje.

A Madeira está ainda sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se, até às 13:00 de hoje, ondas com 4 a 5 metros.

O grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) dos Açores está hoje igualmente sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros, vento forte e agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com 6 metros (até às 23:00).

Sob aviso amarelo está também o grupo central (Faial, Pico, S. Jorge, Terceira e Graciosa) devido ao vento entre as 10:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo o distrito de Faro devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 2 metros entre as 00:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial até ao início da tarde e vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora, soprando forte nas terras altas com rajadas até 120 quilómetros/hora diminuindo para 110 quilómetros/hora.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros geralmente fracos, tornando-se mais frequentes para a noite e vento nordeste forte com rajadas até 110 quilómetros/hora.

Para o continente prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando por vezes períodos de maior nebulosidade por nuvens altas e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado no Algarve e nas terras altas até ao final da manhã e pequena subida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viseu e em Castelo Branco prevê-se uma máxima de 28 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo e Faro 29 graus, Portalegre 30, Évora 31, Beja e Leiria 32, Bragança e Vila Real 27, Guarda 22, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 21, Santa Cruz das Flores 20 e Funchal 25.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.