Baião conclui "ciclo de aposta na educação", com investimento de 16 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 17 out (Lusa) - A Câmara de Baião inaugura no domingo o Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, concluindo um "ciclo de aposta na educação", iniciado em 2006, que representa um investimento de 16 milhões de euros.

"A educação foi a grande aposta dos dois últimos mandatos. Travar a elevada taxa de abandono escolar no concelho foi uma meta ambiciosa", comentou hoje o presidente José Luís Carneiro, em declarações à agência Lusa.

A Carta Educativa daquele concelho do distrito do Porto previa a construção de três centros escolares e de três polos. Dos seis equipamentos, cinco já se encontram em funcionamento, representando um investimento para o município de cerca de 6,5 milhões de euros.

Só o polo escolar previsto para a freguesia da Teixeira não foi construído, por a respetiva candidatura não ter sido aprovada pelo Ministério da Educação.

No mesmo período, foram realizados, pelo município, outros investimentos na área da educação, nos domínios das refeições escolares, transportes, aquisição de viaturas e aquecimento, para além da construção de um parque de estacionamento de apoio à escola secundária. A autarquia estima que neste conjunto de apostas tenham sido investidos cerca de 9,5 milhões de euros.

José Luís Carneiro assinalou que o investimento teve como objetivo acabar com as "estatísticas arrasadoras" que caracterizavam o concelho em 2005.

Segundo o edil, 70% dos alunos não completava o 12º ano de escolaridade e 50% não chegavam a concluir o 9º ano de escolaridade.

Estes números, acrescentou, "exigiram um planeamento e a definição de uma estratégia educativa a vários níveis, bem como a implementação de medidas assentes em dados sustentados".

Para o autarca socialista, a aposta traduziu-se em resultados positivos, entre os quais a evolução no domínio do abandono escolar. Em 2005, recordou Carneiro, Baião era o concelho com a segunda maior taxa de abandono e insucesso escolar do distrito do Porto.

"Hoje, felizmente, o abandono precoce da escola é residual", vincou.

José Luís Carneiro concluiu que a inauguração do último centro escolar completará o reordenamento escolar, o que permite alcançar "o principal objetivo de garantir a igualdade de oportunidades a todas as crianças do concelho de Baião no acesso à educação".

O Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, a inaugurar no domingo, representa um investimento de 1,9 milhões de euros, tendo sido comparticipado a 85% por fundos comunitários.

O equipamento é composto por 10 salas de aulas destinadas ao primeiro ciclo do ensino básico e acolhe alunos das freguesias de Santa Marinha do Zêzere, Valadares, Frende, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras.

O centro escolar também tem duas salas de atividades destinadas às crianças do pré-escolar da freguesia de Santa Marinha do Zêzere.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.