Sete barras fechadas e duas condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 out (Lusa) -- Sete barras marítimas estão hoje encerradas à navegação e outras duas estão condicionadas devido ao estado do mar, prevendo-se ondas que podem atingir os 4,5 metros, segundo informação disponível na página da Marinha na Internet.

De acordo com a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão hoje encerradas a toda a navegação devido à agitação marítima.

A Marinha informa também que a barra marítima da Figueira da Foz está encerrada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros e a de Aveiro às de comprimento inferior a 15 metros.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Estes distritos estão sob aviso desde as 22:00 de quarta-feira e as 09:00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de oeste-noroeste com 4 a 4,5 metros.

Também a Madeira e os grupos central (S. Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir chegar aos 7 metros.

Na Madeira o aviso vai estar em vigor até às 12:00 de sexta-feira e nos Açores até às 23:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste com 4 a 4,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

A temperatura da água do mar vai rondar os 19/20 graus.

DD // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.