Três distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 out (Lusa) -- Três distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto estão desde 22:00 de quarta-feira e até às 18:00 de hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente.

Estes três distritos passam depois a aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 18:00 e as 00:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas que nas terras altas podem atingir os 90 quilómetros/hora.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Estes distritos estão sob aviso desde as 22:00 de quarta-feira e as 09:00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de oeste-noroeste com 4 a 4,5 metros.

Também a Madeira e os grupos central (S. Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir chegar aos 7 metros.

Na Madeira o aviso vai estar em vigor até às 12:00 de sexta-feira e nos Açores até às 23:00 de hoje.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte, sendo persistente no litoral centro a norte do Cabo Mondego e na região norte, vento moderado, temporariamente forte com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro e pequena subida da temperatura mínima.

Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, em geral fraca, até meio da tarde, sendo pouco frequentes na região sul, vento fraco a moderado o quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral a norte do Cabo Espichel e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros geralmente fracos, mais frequentes na tarde e vento do quadrante oeste muito fresco, tornando-se forte a muito forte com rajadas até 95 quilómetros/hora a partir da tarde.

Na Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral muito nublado a partir do final da tarde e com ocorrência de períodos de chuva, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao final da manhã e vento moderado a forte de sudoeste, sendo forte nas terras altas.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Castelo Branco prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo, Braga, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 21, Bragança e Vila Real 19, Viseu 18, Guarda 15, Évora e Funchal 25, Beja 26, Faro e Leiria 24 e Santa Cruz das Flores 20.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.