Câmara de Lisboa justifica saída dos Sapadores do Aeroporto por não ser "prestadora de serviços"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 out (Lusa) -- A Câmara Municipal de Lisboa justificou hoje a não apresentação de proposta para a continuação do destacamento do Regimento de Sapadores Bombeiros no Aeroporto de Lisboa, com o facto de não ser "prestadora de serviços".

O presidente da ANA-Aeroportos de Portugal, Ponce de Leão, disse hoje na Assembleia da República que os serviços de prestação de socorro e emergência no Aeroporto de Lisboa vão ser entregues a um consórcio privado, por falta de propostas da Câmara Municipal de Lisboa.

O destacamento dos Sapadores, que, segundo o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais está no aeroporto da capital há "mais de duas décadas", ao abrigo de um contrato entre a ANA e o município, vai ser substituído a partir de janeiro de 2015 por uma empresa privada que venceu um concurso público.

Questionada pela agência Lusa, sobre a razão pela qual não tinha apresentado uma proposta ao concurso lançado pela ANA, a autarquia respondeu, por escrito: "(...) a Câmara Municipal de Lisboa não é prestadora de serviços e os meios que temos tido ao serviço exclusivo da ANA são necessários para o serviço à cidade".

Após esta explicação, a Lusa questionou novamente a autarquia sobre se a Câmara de Lisboa podia, legalmente, ter apresentado uma proposta ao concurso, se o podia fazer, porque não o fez, e se não podia, qual era o impedimento. A Câmara remeteu para a resposta dada anteriormente.

O presidente da ANA explicou hoje aos deputados da comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas como decorreu o processo.

"Quando constatámos que a Câmara de Lisboa não tinha apresentado proposta, contactámos a Câmara para saber se havia desinteresse em manter o contrato. Até estendemos o processo. Pensámos que [a falta de apresentação de uma proposta] fosse devido a menos atenção, mas depois de um contacto direto não foi apresentada nenhuma proposta", respondeu Ponce de Leão aos deputados Bruno Dias, do PCP, e Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda.

O presidente da ANA sublinhou que a empresa que gere os aeroportos nacionais estava "contente com o serviço" prestado pelo Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa e que foi a Câmara que entendeu que não devia apresentar nenhuma proposta.

"O processo esteve suspenso à espera disso e criou-nos dificuldades", acrescentou.

A 10 de outubro, a Câmara explicou à agência Lusa que a decisão de pôr fim à parceria partiu da ANA, que comunicou, através de um ofício de junho de 2013, "a revogação do protocolo celebrado entre as partes, remetendo para a cláusula décima segunda do mesmo, que lhe permitia a revogação unilateral sem evocar qualquer razão para o efeito".

A autarquia referiu ainda, na ocasião, que a ANA pagava anualmente pelos serviços dos sapadores 1.903.603 euros, acrescentando "que respeitava a decisão" da empresa que gere os aeroportos nacionais.

JGS (RCR) // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.