Quatro militares da GNR detidos em Santarém por corrupção, entre outros crimes

| País
Porto Canal / Agências

Santarém, 15 out (Lusa) -- A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve hoje, em Samora Correia, distrito de Santarém, oito homens, quatro dos quais militares daquela força de segurança, indiciados por corrupção, furtos, burlas, peculato e fraude fiscal.

No âmbito de um inquérito criminal tutelado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, a Unidade de Ação Fiscal da GNR realizou hoje, pelas 07:00, dez buscas domiciliárias e oito não domiciliarias na área de Samora Correia, distrito de Santarém.

"Na sequência das buscas, procedeu-se à detenção de oito indivíduos (com idades entre os 26 e 57 anos), dos quais quatro são militares da Guarda Nacional Republicana, pertencentes ao efetivo do Comando Territorial de Santarém, suspeitos da prática de diversos crimes, destacando-se os crimes de furto qualificado, burla, peculato, fraude fiscal e corrupção passiva", explica a GNR, em comunicado.

A GNR sublinha que a operação, denominada "Hydra", se "encontra ainda em curso, tendo sido apreendido, até ao momento [hoje], 5.000 quilos de metais não preciosos, em operadores de gestão de resíduos (sucateiras), e oito viaturas ligeiras".

Fonte policial disse à agência Lusa que os quatro militares detidos prestavam serviço no posto da GNR de Samora Correia, acrescentando que a investigação decorre "há vários meses".

Segundo a mesma fonte, os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial na manhã de quinta-feira para aplicação de medidas de coação.

No caso dos quatro militares, a GNR frisa que a nível interno da instituição será aberto "o competente procedimento disciplinar".

Na operação foram empenhados 105 militares da Unidade de Ação Fiscal, 15 do Comando Territorial de Lisboa e cinco da Unidade de Intervenção.

JGS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.