Luiz Cunha e Olga Quintanilha entre sete arquitectos distinguidos pela Ordem

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 out (Lusa) - A Ordem dos Arquitetos (OA) vai atribuir o título de membro honorário a sete arquitetos, entre eles Luiz Cunha e Olga Quintanilha, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura a decorrer até ao final de outubro.

De acordo com um comunicado da Ordem dos Arquitetos hoje enviado à agência Lusa, também serão distinguidos Manuel Correia Fernandes, Pedro Brandão, Vasco Morais Soares, Waldemar de Sá e Vasco Massapina.

Olga Quintanilha e Vasco Massapina receberão a distinção a título póstumo.

A distinção é atribuída anualmente pelos membros e Conselho Nacional de Delegados da entidade a pessoas singulares ou coletivas pelas "importantes contribuições no âmbito dos objetivos estatutários" da Ordem dos Arquitetos.

Sobre o arquiteto Luiz Cunha, nascido em Lisboa em 1933, a proposta dos pares sublinhou "a originalidade, liberdade e elevado mérito do conjunto da sua atividade profissional".

Em relação a Olga Quintanilha (1942-2005), o Conselho Nacional de Delegados salientou "o percurso pessoal, profissional e associativo da arquiteta, designadamente na condução do processo de criação da Ordem dos Arquitetos".

O arquiteto Manuel Correia Fernandes, nascido em Espinho, em 1941, vereador da Câmara Municipal do Porto, recebeu, entre outros, o Prémio Nacional de Arquitetura da Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1987, e o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública, em 2005.

Pedro Brandão, nascido em Lisboa, em 1950, coordenou o "Livro Branco da Arquitetura e do Ambiente Urbano", é professor auxiliar do mestrado integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico, professor visitante da Universidade de Barcelona e secretário-geral da Associação Europan Portugal.

Vasco Morais Soares, nascido Porto, em 1940, coordenou, nos anos 1990, a revisão estatutária e organizou o referendo à classe profissional a designação de "Ordem" e a votação do estatuto da entidade.

Os membros sublinharam também "o percurso profissional, cívico e associativo" de Waldemar Valente de Sá, nascido no Porto, em 1930, em particular o contributo na elaboração do estatuto atual da Ordem dos Arquitetos.

Também a título póstumo foi distinguido Vasco Massapina (1947-2012), que foi membro da direção da Federação Internacional de Urbanismo e Ordenamento do Território e perito do Comité Consultivo para a Formação no Domínio da Arquitetura na União Europeia.

Recebeu a Medalha do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid em 1995.

A Ordem dos Arquitetos assinalou este ano o Dia Mundial a Arquitetura a 06 de outubro, mas as comemorações decorrem até ao final do mês com um programa de exposições, debates e conferências sobre o tema "Cidades Saudáveis, Cidades Felizes".

A cerimónia de atribuição dos títulos de membro honorário aos sete arquitetos realiza-se no dia 30 de outubro, às 18:30, na sede nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.

AG // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.