"O narrador relutante" abre hoje no Museu Berardo com obras de 18 artistas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 out (Lusa) - Uma exposição com obras de 18 artistas que expandem a noção da narrativa, algumas resultantes de intervenções diretas no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, é inaugurada hoje, em Lisboa.

"O narrador relutante" é o título desta exposição com obras em vários suportes, de multimédia a escultura, produzidas por artistas como Julieta Aranda, Armando Andrade Tudela, Leonor Antunes ou Kader Attia.

A curadora, Ana Teixeira Pinto, explicou, em declarações à Lusa, que procurou "agrupar um conjunto de obras nas quais a componente narrativa se manifesta duma forma heterogénea".

"A ideia é expandir a noção de narrativa enquanto dispositivo de produção de sentido: as peças não 'contam uma história' literalmente mas figurativamente, ou de forma fragmentária e parcial", apontou.

Nina Beier, Derek Boshier, Aleksandra Domanovic´, Dani Gal, Karl Holmqvist, Christoph Keller, David Levine, Amalia Pica, Bojan S?arc?evic´, John Smith, Hito Steyerl, Stephen Sutcliffe, Andreas To¨pfer e Gernot Wieland são outros dos artistas cuja obra está representada nesta mostra.

A curadora sublinhou que "a maior parte dos artistas são bastantes jovens - têm entre 35 e 45 anos - mas já estão no apogeu das suas carreiras profissionais e, com algumas exceções, todos estiveram representados nas exposições mais importantes dos últimos anos, como a bienal de Veneza ou a Documenta", em Itália e na Alemanha, respetivamente.

"O Narrador Relutante" abre, com uma série de performances, às 19:00, no piso 0 do Museu Berardo, onde permanecerá até dia 11 de janeiro de 2015.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".