Apoio à difusão da música portuguesa aumenta na Temporada de S. Roque

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- A 26.ª Temporada Música em S. Roque, em Lisboa, que começa na sexta-feira, demonstra "um acrescido apoio à difusão da música portuguesa, antiga e recente", disse o seu diretor artístico, o maestro Filipe Carvalheiro.

O responsável salientou também "a expansão [dos concertos] a mais locais do património edificado, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", entidade que organiza a temporada.

A temporada é constituída por 12 concertos, que se distribuem pela igreja de S. Roque e respetivo Museu, o convento de S. Pedro d'Alcântara e o mosteiro de Santos-o-Novo, nos quais "serão apresentadas obras de um período vasto, que se estende do Canto Gregoriano à música de compositores do nosso tempo", disse o maestro.

Entre os participantes, o maestro Carvalheiro destacou o Coro Gulbenkian, a Orquestra Barroca Casa da Música, o Ludovice Ensemble, o Coro Gregoriano de Lisboa e a pianista Sofia Lourenço, além dos dois concertos protagonizados por professores e alunos de escolas de música da região de Lisboa.

O programa da Temporada inclui "obras maiores da música portuguesa", salientou o maestro, destacando a "Grandiosa Missa", de Joaquim Casimiro Júnior (1808 - 1862), a Missa de Augusto Machado (1845 - 1924) e a Cantata Bíblica "Noemi", de Luiz de Freitas Branco (1890 - 1955), assim como "a reapresentação moderna de preciosidades esquecidas", nos arquivos da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca da Ajuda, da Sé Patriarcal, em Lisboa, e do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

A diretora de Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Margarida Montenegro, afirmou, por seu turno, que a Temporada "assumiu definitivamente a maturidade, como evento cultural de destaque no panorama musical de Lisboa".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.