Aeródromo de Tires reaberto por decisão do Instituto de Aviação Civil

| País
Porto Canal / Agências

Cascais, 13 out (Lusa) - O aeródromo de Tires, em Cascais, foi reaberto pelas 17:40 de hoje por decisão do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), informou a Câmara de Cascais.

Numa nota enviada à Lusa, a autarquia indica apenas que as operações aéreas foram retomadas com a autorização do INAC, sem adiantar mais informações. A Lusa tentou contactar a direção do aeródromo e a administração da Cascais Dinâmica, empresa municipal que gere a infraestrutura, para mais esclarecimentos, o que ainda não foi possível.

A direção do aeródromo de Tires esteve toda a manhã reunida com elementos da Agência Europeia para a Segurança na Aviação (AESA) e do INAC para analisar se era ou não possível reabrir o aeródromo, tal como estava previsto na sexta-feira, quando foi comunicado o seu encerramento temporário devido à falta de certificação do equipamento meteorológico e de meteorologista.

As falhas foram detetadas por uma inspeção da AESA.

O INAC esclareceu, no sábado, ter encerrado "temporária e preventivamente" o Aeródromo Municipal de Cascais por ter sido "identificada uma não-conformidade na prestação do serviço de informação meteorológica".

Num comunicado enviado à agência Lusa, após um pedido de esclarecimento, o INAC adiantou que, na sequência da inspeção da AESA, decidiu "suspender toda a prestação dos serviços de tráfego aéreo naquele aeródromo até que [fosse] reposta a situação normal".

A inspeção da EASA - European Aviation Safety Agency (nome original) decorreu na quinta-feira, mas os aviões ainda voaram até ao pôr-do-sol de sexta-feira.

"Temos uma estação automática que não está certificada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e que devia estar, além de não termos um meteorologista", explicou à agência Lusa, na sexta-feira, o diretor do aeródromo, António Santinhos.

O responsável referiu que estas inspeções surpresa são feitas com regularidade aos aeroportos e aeródromos, mas adiantou que esta foi a primeira vez que o aeródromo de Tires foi alvo deste tipo de fiscalização.

Localizado na freguesia de São Domingos de Rana, o Aeródromo Municipal de Cascais, a funcionar há 50 anos, é conhecido como aeródromo de Tires e conta com a presença de duas dezenas de empresas e mais de 500 trabalhadores.

MYDM (CP/JGS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.