PR recebe 6.ª feira António Costa, encontro acontece por "convergência de vontades"

| Política
Porto Canal / Agências

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebe na sexta-feira de manhã o candidato do PS a primeiro-ministro, António Costa, um encontro que acontece por "convergência de vontades" entre as duas partes.

Questionada pela Lusa sobre quem pediu este encontro, que acontece cerca de duas semanas depois de Costa ter vencido as primárias socialistas, fonte oficial de Belém disse que houve "uma convergência de vontades" para a marcação da audiência.

A audiência de António Costa com Aníbal Cavaco Silva está marcada para as 10:30, no Palácio de Belém, à mesma hora em que decorre o debate quinzenal com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na Assembleia da República.

A 28 de setembro, António Costa venceu as primárias no PS, destinadas a escolher o candidato do partido a primeiro-ministro, com cerca de dois terços dos votos de militantes e simpatizantes, derrotando António José Seguro, que, na mesma noite, se demitiu do cargo de secretário-geral.

Seguro renunciou entretanto ao lugar no Conselho de Estado, o órgão de consulta do Presidente da República, e ao seu lugar de deputado na Assembleia da República.

No início da semana, a secretária-geral do PS em exercício, Maria de Belém, anunciou que as eleições diretas para a liderança socialista - que irão escolher o secretário-geral do partido - se realizam no dia 21 de novembro e o congresso nacional uma semana depois, a 29 e 30, no Parque das Nações em Lisboa.

Na sexta-feira, a partir das 10:00, realiza-se o habitual debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República, que será o primeiro com a bancada socialista liderado por Ferro Rodrigues, eleito na passada sexta-feira, e que substituiu no cargo Alberto Martins, que se demitiu também na sequência dos resultados das diretas.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.