Tapeçarias de artistas reunidas para homenagear Manufatura de Portalegre
Porto Canal / Agências
Lisboa, 07 out (Lusa) - Tapeçarias sobre obras de artistas como Almada Negreiros, Júlio Pomar e Lurdes Castro vão estar reunidas em Lisboa, na quinta-feira, para homenagear a Manufatura de Tapeçarias de Portalegre e assinalar o Dia Mundial dos Correios.
De acordo com os CTT - Correios de Portugal, a exposição de tapeçarias vai estar patente no Museu das Comunicações da Fundação Portuguesa das Comunicações e será feita uma emissão de selos postais comemorativos.
A exposição inclui ainda tapeçarias inspiradas em trabalhos de Maria Helena Vieira da Silva, Joana Vasconcelos, Cruzeiro Seixas, Eduardo Nery, Arpad Szenes, Carlos Botelho e Luís Filipe de Abreu.
De acordo com a entidade, a sessão comemorativa decorrerá a partir das 17:00, no museu, com a presença de Luís Filipe de Abreu, Joana Vasconcelos e Cruzeiro Seixas.
A Manufatura de Tapeçarias de Portalegre foi criada em 1947 pela iniciativa de dois amigos, Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro.
Ambos decidiram abrir um ateliê de tapetes com base num ponto inventado pelo pai de um dos empresários, Carmo Peixeiro, quando era estudante têxtil em Roubaix, na França.
Na época, o mercado das tapeçarias era dominado pela França e pela Flandres, mas os dois empresários portugueses conseguiram consolidar a produção de tapetes de Portalegre e torná-los conhecidos a nível mundial.
Para esta homenagem, os CTT editaram no total 840 mil selos, de diferentes valores faciais, e ainda um bloco com um selo em que se demonstra o processo de tecelagem.
AG // MAG
Lusa/Fim
