Projeto de requalificação das Convertidas "devolve" quarteirão à cidade de Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 21 mai (Lusa) - A requalificação do quarteirão das "Convertidas", em Braga, inclui a construção da Pousada da Juventude, do Centro Euro-Atlântico da Juventude, da Loja Europa e de um museu, partindo de um projeto que "quer devolver" o espaço à cidade.

O projeto, hoje apresentado pela Câmara Municipal de Braga, tem um custo estimado de três milhões de euros e "é para avançar haja, ou não, verbas" do Quadro de Referência Estratégia Nacional (QREN), garantiu o presidente da autarquia, Mesquita Machado.

Com uma área superior a cinco mil metros quadrados, no projeto está ainda incluído um jardim romântico e a restauração de uma capela, que deverá ser cedida à Diocese de Braga, cumprindo uma condição imposta pelo Ministério da Administração Interna para ceder, por 50 anos, as "Convertidas" ao município.

"O mote deste projeto foi a requalificação do Convento das Convertidas. O objetivo passa por devolver aos munícipes um quarteirão com espaços verdes e requalificado", explicou um dos responsáveis pelo projeto, Mário Louro.

O projeto contempla "a construção da Pousada das Juventude, um Museu de Sítio, a Capela, uma biblioteca, espaços culturais polivalentes, o Centro Euro Atlântico de Juventude, a Loja Europa Jovem, um espaço de restauração e um jardim publico", adiantou o vereador do urbanismo, Hugo Pires.

Segundo Pires, "esta ação enquadra-se na prioridade da política de urbanização de dar um novo impulso ao centro histórico criando equipamentos que criem dinâmicas próprias".

Com um custo avaliado de tês milhões de euros, para a requalificação do quarteirão das Convertidas a autarquia pretende recorrer aos fundos comunitários, através do QREN.

"Temos que ter o projeto pronto para este QREN. Diz-me a minha experiência como autarca que no fim destes quadros de apoio sobra sempre dinheiro de projetos que não avançaram e só quem tiver projetos prontos pode usufruir destes dinheiros", explicou Mesquita Machado.

Mas, garantiu, "isto avança haja ou não verbas do QREN" porque, disse, "uma cidade não se projeto só com vista financiamentos europeus e este é um projeto para avançar de qualquer maneira".

Por finalizar está ainda a questão da expropriação dos prédios do quarteirão, aprovada já em reunião do executivo camarário mas remetida à Procuradoria-Geral da República pelo Bloco de Esquerda e pela CDU, por "suspeita" de irregularidades.

Quanto à Casa das Convertidas, o edifício está sob alçada do Ministério da Administração Interna mas, segundo o autarca, "tudo corre para que seja cedido o direito de superfície à Câmara".

Na reunião do executivo camarário de quinta-feira a expropriação referida está de novo na agenda, agora para avaliar o valor apontado pela peritagem aos edifícios para a autarquia adquira os imóveis, cerca de três milhões de euros.

"Devo aqui confessar que fico extremamente feliz que no fim do meu ciclo autárquico deixe uma ideia e um projeto de excelência como este", afirmou Mesquita Machado.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.