Livros de Catarina Sobral e Carla Maia de Almeida integram seleção "White Ravens"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 out (Lusa) - Os livros "Vazio", de Catarina Sobral, e "Irmão Lobo", de Carla Maia de Almeida, foram selecionados pela Biblioteca Internacional da Juventude para o catálogo White Ravens 2014, que inclui as mais relevantes obras para a infância e juventude.

As editoras Pato Lógico e Planeta Tangerina revelaram hoje que os dois livros farão parte do catálogo anual elaborado pela Biblioteca Internacional da Juventude, que inclui mais de 200 obras para crianças e jovens publicadas em todo o mundo, e que será divulgado na próxima semana na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha).

Além da elaboração de um catálogo, que pode servir de referência para pais, educadores e formadores, a Biblioteca Internacional da Juventude ainda organiza uma exposição com todas as obras selecionadas, e que estará patente em 2015 na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália).

A Biblioteca Internacional da Juventude, fundada na Alemanha em 1949, é a maior do mundo no que toca à literatura para os mais novos, com um acervo que inclui - na sede em Munique - mais de 560.000 livros, publicados em 130 línguas, incluindo português.

O catálogo White Ravens existe há trinta anos.

A ilustradora Catarina Sobral publicou este ano "Vazio" na editora Pato Lógico, na coleção "Imagens que contam", na qual os livros contam histórias sem palavras.

A autora, premiada este ano em Bolonha, já publicou "O meu avô", "Achimpa" e "Greve", obra selecionada para o White Ravens de 2013.

"Irmão Lobo" foi publicado em 2013 pela Planeta Tangerina, com texto de Carla Maia de Almeida e trabalho gráfico de António Jorge Gonçalves.

Carla Maia de Almeida escreveu uma história protagonizada por uma família a desintegrar-se, marcada pelo desemprego e por problemas financeiros. O fio narrativo oscila entre dois momentos, em que a narradora tem oito e quinze anos, intercalando as descrições do ambiente familiar com o de uma viagem, que terminará no acontecimento fraturante da família.

Carla Maia de Almeida, jornalista, escritora e tradutora, é autora de livros como "Não quero usar óculos" e "Onde moram as casas".

Em anos anteriores, a Biblioteca Internacional da Juventude selecionou livros de autores como Nuno Casimiro, Ana Saldanha, Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira e Mia Couto e de ilustradores como João Vaz de Carvalho, Pedro Leitão, Danuta Wojciechowska, André Letria e Luís Henriques.

SS //GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.