Comemorações do 5 de Outubro e maratona condicionam trânsito em Lisboa no domingo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) -- As comemorações da Implantação da República e a Maratona de Lisboa condicionam no domingo o trânsito na baixa da cidade, informou hoje a Câmara de Lisboa.

A autarquia vai assinalar o 5 de Outubro com uma sessão pública que decorrerá nos Paços do Concelho, a partir das 11:15. Na Praça do Município estará a banda da Guarda Nacional Republicana.

Segundo a nota divulgada, quem quiser deslocar-se até esta zona da cidade poderá fazê-lo através da Rua do Alecrim e da Rua do Arsenal ou via Rua Vítor Cordon, Calçada de São Francisco e Rua Nova do Almada. Contudo, a câmara alerta que a utilização de transportes públicos é a "opção preferencial".

Já a Maratona de Lisboa vai condicionar, entre as 08:45 e as 14:30, artérias como a Ribeira das Naus, a Praça do Comércio, a Rua do Ouro, o Rossio, os Restauradores e a Rua da Prata.

Esta corrida, intitulada Rock n' Roll Maratona de Lisboa, condicionará também outros troços da cidade, nomeadamente em Belém, no Parque das Nações e nos acessos à Ponte Vasco da Gama.

De acordo com a autarquia, "os percursos ficarão isolados durante todo o tempo de prova e serão libertados ao trânsito à medida que os atletas forem passando e desde que reunidas as condições de segurança".

Assim, às 13:00 deverá ser reaberto o trânsito entre Belém e o Cais de Sodré e às 14:30 acontecerá o mesmo com o restante percurso.

No domingo haverá ainda, das 11:00 às 17:00, uma exposição de carros antigos na Avenida da Liberdade, que implicará o corte do trânsito nas vias centrais, entre a Rua Barata Salgueiro e a Rua das Pretas. As vias laterais mantêm-se abertas.

AYMN // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal é o 5.º país da UE com o salário médio mais baixo

Portugal é o 5.º país da União Europeia com o salário médio mais baixo, sendo as áreas da agricultura e pescas e alojamento e restauração os setores onde menos se ganha, de acordo com dados desta terça-feira divulgados pela Pordata.

Um em cada seis trabalhadores em Portugal tem contrato a prazo

Um retrato da Pordata sobre o mercado laboral em Portugal, no âmbito do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, revela que 17,4% dos trabalhadores no país têm contrato a prazo, acima da média da União Europeia (13,4%).

Portugal condenado pelo tribunal europeu por violação da liberdade de expressão

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou esta terça-feira Portugal por violação da liberdade de expressão, impondo o pagamento de 1.510 euros a uma jornalista após ter sido condenada por violar o segredo de justiça no ‘caso das secretas’.