Segunda edição de prémios para festivais de música acontece em Novembro

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) - A segunda edição dos Portugal Festival Awards, os prémios criados para distinguir os melhores festivais de música, acontecerá a 11 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, anunciou a organização.

Estes prémios foram lançados em 2013 por João Dinis e Rita Pires, dois consultores que criaram esta iniciativa numa incubadora de empresas em Lisboa. O objetivo é reconhecer os festivais de música em diferentes categorias, da organização ao cartaz, do tipo de recinto à sustentabilidade.

Este ano, foram criadas novas categorias: a de melhor micro-festival (que tenham até 1.500 espetadores diários), melhor festival académico, melhor atuação ao vivo de artista português e prémio de "mérito para a divulgação da música nacional".

A escolha dos vencedores é feita pelo público, através de votação "online", e por um júri que integra os guitarristas Zé Pedro e Tó Trips, a fotógrafa Rita Carmo, o jornalista Miguel Cadete, os radialistas Álvaro Costa e Nuno Calado (Antena 3), Joana Cruz (RFM) e Pedro Ramos (Radar), assim como Ana Markl (Canal Q) e Ana Teresa Ventura (SIC).

À primeira edição dos Portugal Festival Awards concorreram 60 festivais de música.

O festival Alive e a organização, a promotora Everything is New, conquistaram seis prémios na primeira edição, entre os quais os de "Melhor festival urbano", "melhor cartaz", "maior contributo para o turismo" e "Promotora do ano".

O festival de Paredes de Coura foi premiado pelo campismo e como melhor festival não urbano, enquanto o Milhões de Festa, em Barcelos, foi considerado o melhor de pequena dimensão e o Summer Fest, na Ericeira, o melhor de média dimensão.

A atuação dos britânicos Arctic Monkeys, em julho, perto da Praia do Meco (Sesimbra), valeu ao festival Super Rock o prémio de melhor cabeça-de-cartaz de 2013.

A organização atribuiu ainda o prémio Artista Revelação ao músico e produtor português DJ Ride.

A organização iniciou um processo de "crowdfunding" - angariação de verbas pela Internet com contributo de anónimos - para a realização da cerimónia em novembro.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.