Município de Viseu melhorou situação financeira no último ano

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 set (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu anunciou hoje que, no último ano, as dívidas de curto, médio e longo prazo diminuíram mais de 3,5 milhões de euros e o saldo de gerência cresceu quase três milhões de euros.

Almeida Henriques - que foi eleito há um ano, sucedendo a Fernando Ruas - falava na reunião da Assembleia Municipal, em resposta a "alguma oposição" que acusou de, "em aparente surdina", andar a "alimentar rumores e comentários sobre a situação financeira do município".

"Várias vezes foi dito que está esta Câmara a desbaratar os saldos herdados ou a consumir os seus recursos, assim degradando a boa situação que o anterior executivo deixou aos novos eleitos", lamentou.

Com o objetivo de deixar claro que esta ideia é "absolutamente falsa", Almeida Henriques fez uma comparação entre o saldo de gerência anunciado na Assembleia Municipal de setembro de 2013 e o atual.

O autarca social-democrata recordou que, há um ano, foi dito que o saldo orçamental para a gerência seguinte era superior a 22 milhões de euros.

Foi também dada a informação de que a Câmara "dispunha de dinheiro mais do que suficiente para pagar todas as suas dívidas de curto prazo, uma vez que aquelas apenas representavam 8,42% do saldo então existente, o que permitiria, igualmente, solver cerca de 92% da dívida de médio e longo prazo", acrescentou.

Segundo Almeida Henriques, "é tão inquestionável a saúde financeira herdada, como incompreensíveis os rumores de deterioração alimentados".

Neste âmbito, esclareceu que o saldo de gerência em setembro deste ano é superior a 25 milhões de euros, "ou seja, o saldo cresceu mais de 2,9 milhões de euros".

"Se usarmos as mesmas métricas usadas na Assembleia de setembro de 2013, o saldo de gerência é hoje suficiente para cobrir 14,64 vezes as dívidas de curto prazo contra o rácio de 11,11 em 2013 ou representa 121% das dívidas de médio e longo prazo contra os 92% de há um ano", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.