Quase metade dos universitários acredita que em 2020 viverá fora de Portugal

Quase metade dos universitários acredita que em 2020 viverá fora de Portugal
| País
Porto Canal

Quase metade dos estudantes universitários portugueses (46 por cento) acredita que terá de emigrar, revela um estudo elaborado por uma consultora em parceria com a Universidade Católica, hoje divulgado.

No trabalho “Geração 2020 – O futuro de Portugal aos Olhos dos universitários”, o termo “emigração” é associado ao país por 50 por cento dos alunos, enquanto para 52 por cento prevalece a ideia de “esperança”.

O estudo foi realizado pela Imago, em parceria com a Católica, a partir de um inquérito a 1.100 estudantes de estabelecimentos públicos e privados, entre os 18 e os 30 anos.

Além de “emigração” e “esperança”, num conjunto de 19 conceitos positivos e negativos, surgem como mais citados os termos “desemprego”, “pobreza”, “solidariedade”, “revolução”, “cultura” e “juventude”, com valores acima de 30 por cento.

“A autoconfiança parece ser um traço caraterístico destes jovens que em 2020 começarão a ter um papel relevante no rumo do nosso país: 64% dos universitários acredita que serão eles próprios os principais impulsionadores da mudança, apenas atrás das universidades que lideram o ranking das instituições com maior potencial para fazer de Portugal um país melhor, com 81%”, lê-se no documento.

Seguem-se a família (59%) e a Europa (46%)”, nas respostas relacionadas com este tema.

Do outro lado estão as instituições nas quais menos jovens acreditam: os partidos políticos (13%) e a igreja católica (7%).

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.