Número de vagas e de candidatos no Ensino Superior continua a diminuir

| País
Porto Canal

As vagas para o Ensino Superior em Portugal baixam pelo segundo ano consecutivo em 2013-2014, estando disponíveis para a primeira fase 51.461 novos lugares, menos 837 do que em idêntico período de 2012-2013, segundo dados do Ministério da Educação.

Também o número de alunos candidatos ao Ensino Superior (ES) tem vindo a diminuir desde 2010, havendo em 2012 menos 6.739 concorrentes do que naquele ano, de acordo com dados apurados no final da terceira fase.

No ano passado sobraram 8.547 vagas, quase o dobro dos lugares sobrantes em 2009 (4.614).

Os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) mostram que o número total de candidatos ao Ensino Superior passou de quase 60.000, em 2009, para 53.000 em 2012.

A primeira fase de candidaturas ao concurso nacional de acesso ao Ensino Superior público tem início na quarta-feira.

À semelhança dos últimos concursos, a candidatura é feita através da Internet, na plataforma da DGES (http://dges.mctes.pt).

Segundo o Ministério da Educação, as instituições procederam a uma reorientação da oferta na fixação de vagas, tendo em consideração a procura, a empregabilidade e as áreas de formação, de acordo com as regras estabelecidas pela tutela.

A esta via de acesso ao ES público, acrescem, entre outras ofertas, as admissões de novos alunos através dos concursos locais para cursos de Música, Dança, Teatro e Cinema (640 vagas em 2013).

Há também admissões para a Universidade Aberta, instituições militares e policiais e as destinadas aos alunos que concluíram um curso de especialização tecnológica, bem como para os maiores de 23 anos.

No que diz respeito às áreas de formação, o ministério destaca a abertura de vagas para engenharias (17,3 por cento, contra 16,9 por cento em 2012), Ciências Empresariais (15, 4 por cento, contra 15,5 por cento) e a Saúde, com 13 por cento, face aos 12,8 por cento do ano passado.

A informação do ministério, indica que a área de estudo das engenharias aqui apresentada não inclui a engenharia civil, inserida em "Arquitetura e Construção", que apresentou uma redução de 16 por cento no número de vagas em relação a 2012.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.