EDP investe quase 1,6 ME na requalificação do património cultural do vale do Tua

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 21 mai (Lusa) - Vários monumentos da área de abrangência da barragem de Foz Tua, em Trás-os-Montes, vão ser requalificados e valorizados no âmbito de um projeto financiado pela EDP em quase 1,6 milhões de euros, foi hoje divulgado.

A iniciativa resulta das contrapartidas da elétrica nacional à região do Vale do Tua e será oficializada sexta-feira numa cerimónia em Mirandela, para oficializar o protocolo que rege a intervenção e que envolve a EDP, a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua -- Associação ADRVT.

De acordo com informação divulgada pelos promotores, "a EDP vai financiar com uma verba de 1,58 milhões de euros o projeto de valorização do património cultural localizado nos municípios abrangidos pela Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua", nomeadamente os de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

A DRCN é a entidade responsável pela coordenação e implementação do projeto que beneficiará um conjunto de monumentos previamente identificados entre esta entidade e os municípios envolvidos.

Os responsáveis adiantaram que "está prevista a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, a ponte e via medieval de São Mamede de Ribatua, ambos localizados em Alijó, a Capela da Misericórdia de Murça, o Cabeço da Mina no concelho de Vila flor, o Castelo de Ansiães e a Igreja da Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães e outros a acordar no município de Mirandela".

A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, enquanto entidade promotora do desenvolvimento regional do Vale do Tua, colaborará com a DRCN nas diferentes fases do projeto, por forma a potenciar a oferta patrimonial da região.

O início dos trabalhos está previsto ainda para este ano e a conclusão para 2015.

A barragem de Foz Tua está a ser construída na junção dos concelhos de Carrazeda de Ansiães, no Distrito de Bragança, e de Alijó, no Distrito de Vila Real, com conclusão prevista para 2016.

O empreendimento foi aprovado mediante várias condicionantes e contrapartidas à região, uma das quais a constituição da agência de desenvolvimento que acompanha os diferentes processos e gere o fundo anual de três por cento da produção de energia para promover projetos de desenvolvimento regional.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.