Chuva e trovoadas vão manter-se hoje e quarta-feira

Chuva e trovoadas vão manter-se hoje e quarta-feira
| País
Porto Canal

As condições de instabilidade registadas na segunda-feira, com chuva e trovoadas, vão manter-se ao longo do dia de hoje, disse à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Para hoje, vão manter-se as condições de instabilidade que ocorreram durante o dia de ontem [segunda-feira]. Estamos a prever para hoje aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por trovoadas um pouco por todo o território", adiantou à Lusa Ricardo Tavares.

O meteorologista informou ainda que esta situação levou o IPMA a emitir um aviso laranja, o segundo menos grave de uma escala de quatro, para os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso laranja para estes sete distritos vai estar em vigor até às 23:59 de hoje.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Bragança, Vila Real, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, também devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, esta é uma situação que vai ser acompanhada e atualizada ao longo dia.

"Esta situação de instabilidade não é anormal para o mês de setembro, mas a questão é que estamos sob o efeito de uma depressão que está centrada um pouco a oeste do território e agora mais sobre o continente. Há mais de duas semanas que estamos com esta precipitações um pouco fortes por todo o território", explicou.

No que diz respeito ao estado do tempo para quarta-feira, o meteorologista do IPMA adiantou que vai ser um pouco melhor.

"A situação de instabilidade vai diminuir um pouco. Vamos ter aguaceiros, mas não estamos a prever tão intensos e vamos ter ainda trovoadas nas regiões do interior durante a tarde", disse.

+ notícias: País

Português morre em colisão rodoviária na Suíça

Um homem de 62 anos com nacionalidade portuguesa morreu, este sábado, em St-Gingolph, na Suíça, na sequência de uma colisão entre o motociclio que conduzia e o veículo ligeiro que seguia à sua frente, escreve o jornal suíço 24 Heures.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.