Espectáculo de "dança oriental" em igreja gera polémica nos Açores

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 22 set (Lusa) - Uma igreja da ilha Terceira recebeu um espetáculo de "dança oriental" promovido pela Direção Regional da Cultura dos Açores, numa iniciativa a que faltou "bom senso", considerou o bispo de Angra e reconheceu hoje o presidente do executivo regional.

"Realmente, acho que devia ter havido mais bom senso e mais cuidado nesta matéria", disse hoje o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

No domingo, tinha sido a vez de o bispo de Angra, António de Sousa Braga, expressar o seu desagrado por causa do espetáculo de dança do ventre que teve lugar na igreja de Nossa Senhora da Guia, no Convento de São Francisco, a 30 de agosto.

O convento faz parte do Museu de Angra do Heroísmo e é propriedade do Governo Regional, mas a igreja está aberta ao culto e o seu uso está entregue à Ordem Franciscana Secular, que aí celebra "atos litúrgicos" e "outras celebrações religiosas", como explica um texto publicado no portal da Diocese de Angra.

"O problema é que não é a primeira vez que uma iniciativa infeliz, como essa, acontece. Há algum mal-entendido na utilização da igreja, ou então mau gosto e falta de bom senso, pois espero que não seja uma provocação", disse o bispo António de Sousa Braga, na homília da missa de domingo na Sé de Angra, citado no mesmo texto publicado no portal da diocese.

O bispo sublinhou que "tem de haver respeito pelas normas em vigor para a utilização das igrejas abertas ao culto, mesmo que sejam propriedade do Estado", acrescentando que um espaço destes e com esse uso "não é compatível com qualquer tipo de manifestações culturais".

Segundo o mesmo texto publicado no portal da Diocese de Angra, o bispo pediu à Comissão Diocesana para os Bens Culturais para entrar em contacto com o executivo regional para "estabelecer procedimentos que garantam o devido respeito a um lugar de culto religioso".

Se isso não acontecer, o bispo "seria forçado a não permitir que se continuem a celebrar atos de culto no local, o que contraria o percurso histórico feito até agora, bem como os protocolos assinados e as próprias orientações da Concordata do Estado português com a Santa Sé", segundo o mesmo texto.

Também a Ouvidoria da ilha Terceira enviou esta semana um "protesto" ao presidente do executivo regional pela "realização deste espetáculo num lugar de culto", ainda segundo o portal da Diocese de Angra.

O espetáculo "Segredos do Médio Oriente" teve lugar a 30 de agosto no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia e foi protagonizado por Telma Nurr, que já participou em vários festivais de dança na Europa e no Brasil e foi uma das representantes de Portugal no projeto da Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) "Let's Dance Together", segundo divulgou a Direção Regional da Cultura dos Açores numa nota de imprensa divulgada em agosto.

MP // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".