Castelo Branco e Estremadura candidatam região a Reserva da Biosfera da UNESCO

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 22 set (Lusa) - As regiões de Castelo Branco, em Portugal, e da Estremadura, em Espanha, vão apresentar na UNESCO uma candidatura transfronteiriça do Tejo Internacional a Reserva da Biosfera.

A proposta de candidatura do Tejo Internacional a Reserva da Biosfera Transfronteiriça foi hoje apresentada na Câmara de Castelo Branco.

O presidente do município de Castelo Branco, Luís Correia, disse que esta candidatura "não é mais do que o reconhecimento de um território que assenta num crescimento sustentável".

"A Reserva da Biosfera não traz qualquer restrição à gestão ou ao desenvolvimento do território. Isto é, sobretudo, o reconhecimento de um território e a criação de uma marca reconhecida internacionalmente, que nos pode ajudar no nosso desenvolvimento", disse o autarca.

A Reserva da Biosfera é um estatuto atribuído pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura a territórios pelo uso e preservação da biodiversidade.

Em Portugal, existem atualmente sete Reservas da Biosfera (Berlengas, Gerês-Xurés, Paul Boquilobo, Santana Madeira, Ilha do Corvo, Ilha das Flores e Ilha Graciosa) e apenas uma delas é transfronteiriça (Gerês-Xurés).

Rui Melo, técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), fez uma breve apresentação da proposta que está a ser ultimada para ser apresentada na UNESCO.

"Trata-se de uma espécie de selo de qualidade de áreas que têm o carimbo da UNESCO. A reserva traz maior visibilidade e notoriedade à região. Esta visibilidade tem benefícios e também responsabilidades", adiantou.

Segundo o responsável do ICNF, as Reservas da Biosfera são locais privilegiados "para o turismo de natureza e rural, visitação, estímulo ao comércio de produtos tradicionais, certificação de produtos de qualidade e dinamização do empreendedorismo e das atividades económicas".

Rui Melo explicou ainda que esta é uma candidatura do Estado português, sendo o ICNF a entidade que "faz o trabalho de campo e prepara todo o processo com as comunidades locais".

A candidatura vai ser apresentada na UNESCO até ao final de 2014 e, caso seja aprovada, irá entrar em vigor em 2015.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.