Continente sob aviso laranja e amarelo devido à chuva, granizo, trovoadas e vento

Continente sob aviso laranja e amarelo devido à chuva, granizo, trovoadas e vento
| País
Porto Canal

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja e os outros onze a amarelo devido à previsão de chuva, granizo, trovoadas e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra e Santarém sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatros, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e que poderão ser de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e fenómenos extremos de vento.

O aviso laranja vai estar em vigor entre as 05:00 e as 18:00 de hoje.

Sob aviso amarelo estão onze distritos do continente, também devido à chuva que pode ser por vezes forte de granizo, possibilidade de ocorrência de trovoadas e fenómenos extremos de vento, entre as 05:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que serão por vezes fortes e de granizo em especial nas regiões do litoral norte e centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, onde há possibilidade de ocorrência de rajadas muito fortes, e nas terras altas em especial do Minho e Douro Litoral onde haverá rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora.

A previsão aponta também para uma pequena descida da temperatura.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes norte e nas terras altas e vento moderado de noroeste.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas para a tarde, aguaceiros especialmente na madrugada e manhã e vento noroeste bonançoso, tornando-se moderado e rodando para norte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Angra do heroísmo prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Vila Real e Bragança 20, Viseu 19, Guarda 15, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Faro e Santa Cruz das Flores 23, Évora 24, Beja e Funchal 25 e Ponta Delgada 21.

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.