Alunos de escola primária do concelho de Viseu ainda não foram às aulas

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 17 set (Lusa) - Os alunos da Escola Primária de S. João de Lourosa, no concelho de Viseu, estão a faltar às aulas desde segunda-feira, por iniciativa dos pais que exigem a abertura de quatro turmas, revelou uma das encarregadas de educação.

De acordo com Sandra Ribeiro, representante dos pais dos 1º e 2º anos da EB1 de S. João de Lourosa, todos os alunos matriculados estão a faltar às aulas desde segunda-feira.

"Os pais pretendem que seja aberta uma turma para cada ano, visto que há alunos suficientes para tal. Para pouparem, decidiram juntar metade do primeiro ano ao segundo e os restantes meninos do primeiro ao terceiro", alegou.

A representante dos pais informou que foi constituída uma turma com 26 alunos do 1º e 2º anos, uma turma de 21 alunos do 1º e 3º ano e, por último, uma turma de 24 alunos do 4º ano.

"Teria sido mais lógico abrirem quarto turmas, uma para cada ano, visto que há alunos suficientes para tal. Preferiram poupar num professor e só abrirem 3 turmas, obrigando os alunos a mudarem de professor durante o horário letivo", sustentou.

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Sul, João Caiado, assegurou que tudo não passou de um mal-entendido e que a partir de quinta-feira os alunos passam a frequentar o estabelecimento de ensino com normalidade.

"Reunimos hoje com os representantes das turmas e associação de pais, tendo sido possível esclarecer que a escola só tinha um número de alunos que permitia abrir três turmas. Penso que entenderam que era o melhor para os alunos", avançou.

João Caiado sublinhou que esta é uma escola em que os alunos revelam algumas dificuldades, tendo sido atempadamente acautelado o apoio pedagógico.

"Para além dos três professores titulares, conseguimos encaixar um quarto para o apoio pedagógico. Sabíamos que havia dificuldades e criámos todas as condições necessárias, que os pais entenderam durante a reunião de hoje", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Português morre em colisão rodoviária na Suíça

Um homem de 62 anos com nacionalidade portuguesa morreu, este sábado, em St-Gingolph, na Suíça, na sequência de uma colisão entre o motociclio que conduzia e o veículo ligeiro que seguia à sua frente, escreve o jornal suíço 24 Heures.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.