Alunos de escola primária do concelho de Viseu ainda não foram às aulas

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 17 set (Lusa) - Os alunos da Escola Primária de S. João de Lourosa, no concelho de Viseu, estão a faltar às aulas desde segunda-feira, por iniciativa dos pais que exigem a abertura de quatro turmas, revelou uma das encarregadas de educação.

De acordo com Sandra Ribeiro, representante dos pais dos 1º e 2º anos da EB1 de S. João de Lourosa, todos os alunos matriculados estão a faltar às aulas desde segunda-feira.

"Os pais pretendem que seja aberta uma turma para cada ano, visto que há alunos suficientes para tal. Para pouparem, decidiram juntar metade do primeiro ano ao segundo e os restantes meninos do primeiro ao terceiro", alegou.

A representante dos pais informou que foi constituída uma turma com 26 alunos do 1º e 2º anos, uma turma de 21 alunos do 1º e 3º ano e, por último, uma turma de 24 alunos do 4º ano.

"Teria sido mais lógico abrirem quarto turmas, uma para cada ano, visto que há alunos suficientes para tal. Preferiram poupar num professor e só abrirem 3 turmas, obrigando os alunos a mudarem de professor durante o horário letivo", sustentou.

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Sul, João Caiado, assegurou que tudo não passou de um mal-entendido e que a partir de quinta-feira os alunos passam a frequentar o estabelecimento de ensino com normalidade.

"Reunimos hoje com os representantes das turmas e associação de pais, tendo sido possível esclarecer que a escola só tinha um número de alunos que permitia abrir três turmas. Penso que entenderam que era o melhor para os alunos", avançou.

João Caiado sublinhou que esta é uma escola em que os alunos revelam algumas dificuldades, tendo sido atempadamente acautelado o apoio pedagógico.

"Para além dos três professores titulares, conseguimos encaixar um quarto para o apoio pedagógico. Sabíamos que havia dificuldades e criámos todas as condições necessárias, que os pais entenderam durante a reunião de hoje", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Tribunal aplica cúmulo de quatro anos de prisão a Mário Machado e nega suspensão da pena

O tribunal decidiu, esta sexta-feira, aplicar ao militante neonazi Mário Machado um cúmulo jurídico de quatro anos de prisão e recusou a possibilidade de suspender a pena.

Galinhas poedeiras têm de ser declaradas em fevereiro

Os criadores de galinhas poedeiras estão obrigados a declarar os seus animais em fevereiro, com exceção dos que têm menos de 350 aves, segundo um aviso da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".