Câmara de Aveiro desmantela ecocentro ilegal

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 17 Set (Lusa) - A Câmara de Aveiro anunciou hoje o desmantelamento do Ecocentro Municipal", situado na Forca Vouga (centro da cidade), que não possuía licença de gestão de resíduos e contrariava o Plano de Urbanização da zona.

"A partir de hoje, o Ecocentro Municipal, que já se encontrava encerrado desde maio de 2014, será completamente desativado e todo o espaço será limpo e devolvido ao espaço público para o fim inicialmente previsto, integrando o estacionamento da envolvente ao Pavilhão dos Galitos", informa a autarquia.

O ecocentro funcionava numa área de estacionamento entre o Pavilhão do Clube dos Galitos e um posto de abastecimento de combustíveis, inicialmente identificada como parque para autocaravanas, que foi vedada e passou a ser utilizada para a deposição de "monos".

Segundo o atual executivo, "a qualquer momento poderia ser ordenado o encerramento imediato do Ecocentro pelas entidades fiscalizadoras e instaurados processos de contraordenação ambiental ao Município de Aveiro" por não cumprir as normas em vigor.

Aquele equipamento municipal não dispunha de licença para a gestão dos resíduos, nem seria possível obter tal licença, "considerando que o uso pretendido viola os instrumentos de gestão territorial, em particular o Plano de Urbanização da Forca Vouga".

A Câmara de Aveiro decidiu, por isso, desmantelá-lo e avançar para a elaboração de um projeto para criar um novo Ecocentro Municipal, "a instalar num espaço que possa ser devidamente licenciado e com todos os procedimentos formais executados".

O objetivo é dotar o Município de um novo equipamento que potencie a recolha seletiva dos resíduos e promova a responsabilidade ambiental dos cidadãos".

MSO // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.