Ministério Público pede pena de 20 anos para homem acusado de matar patrão

| País
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 11 jul (Lusa) - O Ministério Público (MP) pediu hoje, no tribunal de Santa Maria da Feira, uma pena nunca inferior a 20 anos de prisão para o homem, de 39 anos, acusado de ter matado o patrão, o administrador da Presdouro.

Os factos remontam a maio de 2012, quando o arguido terá esfaqueado mortalmente o patrão, nas instalações da empresa de construção de prefabricados em betão, em Santa Maria da Feira.

Durante as alegações finais, que decorreram hoje, o procurador do MP disse ter ficado provado que o arguido desviou da empresa cerca de 81 mil euros, ao longo de dois anos.

Segundo o magistrado, o patrão terá descoberto a falta do dinheiro e o arguido, que assumiu ser o braço-direito do falecido na empresa, "não viu outra saída senão pôr termo à vida dele".

O procurador do MP afirmou ainda que a tese da legítima defesa, invocada pelo arguido, "não foi confirmada pelos elementos de prova".

O MP pediu que o arguido seja condenado numa pena única que "nunca deverá ser inferior a 20 anos" de prisão, em cúmulo jurídico, por um crime de homicídio qualificado e outro de abuso de confiança qualificado.

Já a advogada que defende o arguido pediu uma alteração da qualificação jurídica, sustentando que o seu cliente deve ser condenado por um crime de ofensas à integridade física e não por homicídio.

Na opinião da causídica, a morte do administrador da Presdouro "resultou de um conjunto de circunstâncias infelizes e inesperadas".

A defesa pediu ainda a absolvição do arguido pelo crime de abuso de confiança qualificado, argumentando que "não se provou a apropriação de 81 mil euros".

No final da sessão, o arguido voltou a prestar declarações, afirmando que nunca quis matar o patrão e negando ter tirado qualquer dinheiro da empresa.

Durante o julgamento, o suspeito chegou a contar que o crime aconteceu durante uma discussão no final de um dia de trabalho, quando os dois se encontravam sozinhos, no gabinete do empresário.

O arguido queixou-se de ter sido agredido pelo patrão com "um murro no peito e pontapés", tendo espetado no pescoço da vítima uma faca, que encontrou no interior de uma gaveta, para se defender.

Segundo a acusação, o arguido, que se encontra em prisão preventiva, terá decidido matar o seu patrão, para evitar ser descoberto por causa da apropriação do dinheiro, "planeando a sua atuação ao pormenor".

Segundo relata o Ministério Público, o arguido chegou a deslocar-se à empresa para assistir às manobras de reanimação do falecido, mostrando sempre "um ar chocado, mas calmo".

A leitura do acórdão está marcada para 03 de setembro.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.